ESPAÇO LUDUS
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Espaço de Estimulação do Desenvolvimento Infantil
 

Compromisso com a criança!

O Colégio Santa Dorotéia conta com um espaço dedicado exclusivamente à Educação Infantil: o Espaço Ludus, lugar de cuidar dos sonhos, das emoções, da afetividade, da convivência, da aprendizagem e da vida na primeira infância.

 

Objetivos

Bucar a excelência acadêmica, humana e espiritual das crianças, fundamentando a prática educativa em três eixos:

1 ——

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais que devem ser desenvolvidas em cada etapa da educação básica. Ela define habilidades e competências a serem desenvolvidas em cada idade.

De acordo com a BNCC, as crianças tem seis direitos de aprendizagem: conviver, brincar, participar, expressar, explorar e conhecer‑se. Assim, o currículo da Educação Infantil se organiza por Campos de Experiências que contemplam todas as áreas da aprendizagem.

2 ——

Os quatro pilares para a educação do século XXI, instituídos pela Unesco, que abordam o crescimento integral da criança: aprender a fazer, aprender a conhecer, aprender a ser e aprender a conviver.

3 ——

O Carisma da fundadora da Congregação das Irmãs Doroteias: Santa Paula Frassinetti, que foi uma mulher à frente do seu tempo, dedicada a educar crianças e jovens por meio dos valores cristãos e de uma intuição pedagógica que até hoje se mostra atual, consistente e eficaz. Paula apresenta o modo de educar pela via do coração e do amor, com suavidade e firmeza, e na simplicidade do cotidiano.

 

Diretrizes pedagógicas

O Espaço Ludus é um projeto diferenciado e integrado à missão educativa do Colégio Santa Dorotéia. Tem como característica ser um ambiente afetivo, social, cultural e mediador das múltiplas aprendizagens, oferecendo às crianças experiências diversificadas de interação e socialização, desafios cognitivos e pesquisas, brincadeiras e jogos, arte e música, expressão e reflexão sobre as implicações do seu modo de agir no mundo, investigações e descobertas, diálogo e respeito mútuo, cuidados com a saúde e consciência ecológica, cidadania e vivência de valores humanos e cristãos.

Em cada proposta, existe a intenção pedagógica para o cuidar, o brincar e o conhecer.

O CUIDAR traduz uma concepção amorosa da instância educativa que acolhe a criança, corresponsabiliza-se pela sua integridade física e psíquica, orienta e estimula seu desenvolvimento, considerando:

  • o cuidado físico e emocional com a saúde e a alimentação saudável;
  • o cuidado afetivo com sua singularidade, com a construção da sua identidade e o cuidado consigo mesma;
  • o cuidado com as relações interpessoais, que inclui a percepção do outro, as boas maneiras e o zelo pelas diversas manifestações da vida;
  • o cuidado cognitivo, enfatizando o aprender a pensar.

O BRINCAR é encarado no sentido de desfrutar, entreter, expressar sentimentos, ideias, atitudes. As brincadeiras livres e tradicionais, os jogos simbólicos e os jogos com regras oportunizam à criança o prazer de manipular o mundo físico, ima­ginar o futuro, desvendar o presente e, espe­cial­mente, sentir o desabrochar da vida. As propostas de brincadeiras livres e dirigidas visam:

  • à construção da identidade: ser criança, sentir-se pertencente ao grupo;
  • à criação de novos vínculos, à formação e à vivência da amizade;
  • ao exercício das habilidades de movimento e de coordenação motora;
  • à construção da noção de regras para o convívio social;
  • ao aprendizado de valores: respeito, cooperação, solidariedade, responsabilidade, justiça;
  • à articulação entre a realidade e a fantasia.

O CONHECER evoca a capacidade infantil de abrir-se diante do novo, em um movimento simultâneo de construir e desconstruir em que a criança integra diferentes perspectivas do conhecimento ao modo de viver. A ação educativa se pauta:

  • em uma rotina diária com atividades diversificadas, desafiadoras e lúdicas, demandando a participação ativa da criança.
  • na estruturação de um ambiente social e cultural de múltiplas aprendizagens significativas;
    na observação apurada do educador, guiada por critérios e estratégias que orientam as intervenções de forma afetiva, assertiva e objetiva;
  • na valorização das múltiplas formas de representação e expressão de cada criança;
  • na observação contínua do desenvolvimento das capacidades e potencialidades da criança.

A atividade lúdica é apresentada como uma ferramenta para o desenvolvimento das inteligências múltiplas, dos saberes e para a construção do conhecimento dentro do ambiente escolar.

 

 

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