“A comunicação [...] constitui, na perspectiva abraçada pela Congregação das Irmãs de Santa Doroteia da Frassinetti, uma condição indispensável para que suas Escolas e Províncias possam crescer em comunhão e [...] propagar sua identidade e valores, [...] comprometidas em colaborar com o Pai na construção do Reino [...]” (Plano Provincial de Educação 2020-2024; Plano Interprovincial de Educação 2013-2018).
A importância da comunicação e de suas áreas afins decorre da prática de estabelecer e mediar relações dialógicas que estimulam comportamentos capazes de interpretar o mundo cada vez mais codificado.
O Núcleo de Comunicação e Eventos é responsável por pesquisar, analisar e desenvolver estratégias que envolvem o posicionamento, a imagem, a reputação e o fortalecimento da marca Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte.
A equipe gerencia a comunicação institucional, com a produção de conteúdos e projetos editoriais para as diferentes mídias e plataformas, observando particularidades, propósitos e adequação ao perfil da Comunidade Escolar Doroteana. O Núcleo também coordena a realização de cerimoniais, atividades celebrativas e eventos específicos.
Contato: (31) 3285-2245 — Ramais 274 - 275 | comunicacao@santadoroteia.com.br
Redes sociais oficiais do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte:
INSTAGRAM | TIK TOK | FACEBOOK | YOUTUBE |
Objetivos
O objetivo principal do Núcleo de Comunicação é integrar o Colégio Santa Dorotéia por meio da comunicação assertiva e humanizada, produzir, facilitar e acompanhar o fluxo das informações, visando promover o sentimento de pertença e fidelidade para a ressonância da marca como Instituição de excelência em educação evangelizadora.
Alinhada às Políticas de Comunicação da Rede Doroteias*, a equipe trabalha para:
- gerenciar a identidade da marca, zelando pela correta percepção, divulgação e evolução em todos os pontos de contato e mídias;
- planejar, desenvolver e produzir a comunicação institucional, estendendo suas ações para a comunicação interna, que propõe, também, o engajamento dos colaboradores;
- destacar o padrão de qualidade em Educação do Colégio e favorecer o seu reconhecimento, considerando a coerência com os princípios da Educação Evangélico-Libertadora e do Carisma da Congregação das Irmãs Doroteias;
- conduzir a presença ética da Instituição nas redes sociais, atualizando a linguagem e as ferramentas de comunicação;
- assessorar as lideranças para o contato adequado com veículos de imprensa;
- valorizar a vanguarda de Paula Frassinetti, fundadora da Congregação, para apresentar um “Colégio do momento presente”, que acompanha as transformações da sociedade, da Igreja e da Educação;
- registrar a atividade acadêmica e garantir a salvaguarda do acervo institucional;
- proporcionar à Comunidade Escolar Doroteana momentos de interação, convivência e expressão sociocultural por meio dos eventos institucionais planejados e estruturados.
Referências
. CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS DE SANTA DOROTEIA DA FRASSINETTI. Plano Provincial de Educação Doroteia 2020-2024. Organizado por Jean S. A. Teixeira. Belo Horizonte, 2019.
___________. Plano Interprovincial de Educação Doroteia 2013-2018. Belo Horizonte, 2013.
. CARDOSO, Rafael. Design para um mundo complexo. São Paulo: CosacNaif, 2013.
. FLUSSER, Vilém. O mundo codificado: por uma filosofia do design e da comunicação. Organizado por Rafael Cardoso. Tradução de Raquel Abi-Sâmara. São Paulo: Ubu, 2017.
. WHEELER, Alina. Design de identidade da marca. Tradução de Joaquim da Fonseca. 2ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2008.
* Políticas de Comunicação – Rede Doroteias
A Política de Comunicação e Marketing na Rede Doroteias é essencial para promover a Educação Doroteana, para manter a interlocução efetiva com estudantes, familiares e comunidade educativa e para assegurar uma imagem positiva das Instituições, sendo capaz de atrair e fidelizar novos membros, garantindo que a mensagem seja apresentada de modo eficaz e com transparência. Seus objetivos são:
- divulgar projetos, programas, realizações e valores das Instituições para atrair e fidelizar estudantes, colaboradores e apoiadores;
- estabelecer canais eficazes de comunicação com familiares, estudantes e comunidade;
- promover e manter uma imagem positiva das Instituições na comunidade;
- estabelecer diretrizes para o uso consistente da identidade visual, incluindo marca gráfica, paleta de cores e tipografia;
- garantir que a marca registrada da Instituição seja protegida contra uso não autorizado;
- identificar os públicos, incluindo familiares, estudantes em potencial e parceiros da comunidade;
- desenvolver um plano de marketing que inclua estratégias on-line e off-line, publicidade, eventos e ações para atingir os objetivos de captação de estudantes;
- estabelecer canais eficazes de comunicação interna para manter colaboradores informados sobre as políticas, os eventos e os trabalhos desenvolvidos no Colégio;
- incentivar os colaboradores a fornecer feedback sobre a comunicação interna;
- manter a presença on-line ativa, incluindo website, redes sociais e boletins informativos;
- produzir materiais de comunicação de alta qualidade, como impressos, digitais, vídeos e apresentações;
- designar porta-vozes autorizados para lidar com as mídias e as consultas da imprensa;
- estabelecer diretrizes para assessorar colaboradores e estudantes na interlocução com a imprensa;
- disponibilizar canais para os familiares manifestarem opiniões, sugestões e preocupações sobre o Colégio;
- responder prontamente a comentários e preocupações de forma profissional;
- organizar eventos que envolvam a comunidade, como reuniões de pais, feiras culturais e eventos esportivos;
- colaborar com organizações locais e estabelecer parcerias que beneficiem o Colégio e a comunidade;
- avaliar regularmente as estratégias de comunicação e marketing para determinar sua eficácia e fazer ajustes conforme necessário;
- acompanhar métricas de desempenho, como tráfego do site, taxas de engajamento em mídias sociais e taxas de conversão;
- revisar e atualizar regularmente as Políticas de Comunicação e Marketing para garantir sua eficácia.

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