Estudantes do Programa Bilíngue do Colégio Santa Dorotéia de Belo Horizonte, do Maternal 2 ao 5º ano do Ensino Fundamental, vivenciam práticas decorrentes de interação significativa e de aprendizagem ativa de uma segunda língua, com foco na formação integral de sujeitos capazes, apreciadores da diversidade e da cultura do respeito em um mundo multicultural.
O estímulo ao raciocínio em segunda língua acontece por meio do aprendizado de conteúdos, pautados na Base Nacional Comum Curricular — BNCC, enquanto a segunda língua é mantida como instrumento de comunicação, de acordo com a abordagem Content and Language Integrated Learning CLIL ─ Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Linguagem.
Na Educação Infantil, o Programa Bilíngue é de autoria do Colégio, propiciando múltiplas vivências em Língua Inglesa a partir de contextos de desenvolvimento que unem a aprendizagem baseada em histórias e a abordagem CLIL.
As histórias literárias facilitam práticas pedagógicas e percursos temáticos devido ao seu caráter versátil. Os momentos de contação de histórias abrangem temas e possibilidades diversas para o desenvolvimento de aprendizagens. As histórias são motivadoras, desafiadoras e agradáveis ao ponto de desenvolverem atitudes positivas em relação ao interesse da criança pela narrativa em outras línguas.

Nos primeiros anos do Ensino Fundamental, as aulas em segunda língua perdem seu caráter de repetições e de regras gramaticais e dão espaço para atividades em que o idioma é utilizado como meio de comunicação para a aprendizagem dos conteúdos da série.
De maneira contextualizada e interdisciplinar, as aulas em inglês abordam conteúdos de Geografia, História, Matemática e Ciências, oportunizando que os sujeitos se reconheçam como falantes de mais de uma língua, capazes em contextos globalizados e atuantes na construção dos seus próprios conhecimentos de mundo simultaneamente à formação do repertório linguístico da Língua Inglesa.

Em todas as ações planejadas, temos como eixo central a filosofia de Santa Paula Frassinetti, na qual buscamos contextualizar o conhecimento de forma evangelizadora, objetivando o acolhimento, o respeito às diferenças e o reconhecimento do outro. Com a visão de identidade e cultura, valorizamos a plasticidade e a multiplicidade presentes nos diversos espaços de aprendizagem, que contribuem para o desenvolvimento das competências para o século XXI e nos fundamentos dos pilares da educação propostos pela UNESCO.



|