ORIENTAÇÕES GERAIS
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Funcionamento Escolar
 
O Colégio Santa Dorotéia acredita na força de um trabalho conjunto, por meio do qual família e Colégio se completam, em um clima de confiança recíproca, diálogo e transparência.

“além de uma Pedagogia Evangelizadora, a Educação Doroteana precisa esmerar-se no tripé das excelências, a saber: excelência acadêmica, excelência humana e excelência cristã. Excelência, diferentemente do que pensa a maioria, não é a perfeição. Mas buscar melhorar-se a cada dia nas pequenas coisas. Segundo Aristóteles, ‘somos o que repetidamente fazemos. A excelência, portanto, não é um feito, mas um hábito!’” (Documento Provincial de Educação, p. 27).

As orientações e normas para a organização e o bom funcionamento do Colégio exigem de todos muita coerência. Desta forma os estudantes aprendem a conviver com o limite e a responsabilidade indispensáveis ao seu crescimento e à vivência em grupo.

A Comunidade Educativa conta com a parceria e o apoio de pais e responsáveis, para que, juntos, realizem um trabalho de excelência.

Clique nos links a seguir, conforme o segmento escolar, e leia com atenção as orientações gerais para o bom funcionamento do Colégio.

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EDUCAÇÃO INFANTIL
Maternal 1, 2 e 3, e Infantil 1 e 2

 

Responsável Função Horário
Marina Oppa
marinaoppa@santadoroteia.com.br
98709-9443

Orientadora/Coordenadora
do Maternal 1, 2 e 3

Manhã e Tarde
Elizeth Silva
elizeth@santadoroteia.com.br
99458-0013
Orientadora/Coordenadora
do Infantil 1 e 2
Rinara Lima
rinara@santadoroteia.com.br
Supervisora Pedagógica

Caso a família sinta necessidade de conversar com a Orientadora/Coordenadora ou com a Supervisora, gentileza solicitar um horário pela Agenda, pelo telefone geral do Colégio (3285-2245), ou pelo telefone ou e-mail da Orientadora/ Coordenadora. Assim, a equipe poderá atender de forma atenciosa e adequada.


HORÁRIO DE ENTRADA E DE SAÍDA

  • A criança deverá estar no Colégio às 7h10 (turno da manhã) ou às 13h25 (turno da tarde).
  • As aulas iniciam-se, pontualmente, às 7h15 (turno da manhã) e às 13h30 (turno da tarde).
  • A criança do Maternal 2 ao Infantil 2 que chegar após as 7h40 (turno da manhã) ou após as 13h45 (turno da tarde) será encaminhada à sala pela disciplinária.
  • As aulas encerram-se às 11h55 (turno da manhã) e às 18h10 (turno da tarde).
    Solicitamos aos pais e/ou responsáveis pelas crianças que sejam pontuais em relação aos horários de entrada e de saída do Colégio. Os atrasos e as saídas antecipadas comprometem a aprendizagem e a socialização, além de quebrarem a rotina de trabalho do grupo.
  • Não será permitida a permanência da criança e de seus responsáveis nos parques, quadras e demais ambientes externos do Colégio e do Espaço Ludus antes do início ou após o término das aulas.
  • Após 12h05 (turno da manhã) e 18h20 (turno da tarde), as crianças serão encaminhados, juntamente com as Disciplinárias e/ou Auxiliares de sala, para as respectivas portarias de série ou sala designada.
  • Para o caso de eventuais atrasos dos responsáveis, as crianças receberão o acompanhamento de funcionários do Colégio até, no máximo, as 12h30 (turno da manhã) e as 18h45 (turno da tarde).
  • Após esses horários, o Colégio cobrará uma taxa, que será computada ao final de cada mês e cobrada à parte. Posterior ao horário de 19h, os alunos que ficarem na escola aguardarão seus responsáveis na portaria da rua Chicago.
  • A PONTUALIDADE dos responsáveis é importante para evitar que a criança se sinta ansiosa e insegura.
  • Lembramos que não há plantão nos pré-turnos.


ACESSO AO COLÉGIO - CARTÃO E LEITOR FACIAL

  • O uso do cartão de acesso ou da leitura facial é obrigatório para as crianças e para os pais ou responsáveis.
  • Para as crianças que estudam no Espaço Ludus, o cartão de acesso deverá ser usado sempre que for utilizada qualquer uma das outras portarias do Colégio.

    Crianças veteranas:

    • Crianças do Maternal ao 2º ano/EF, que receberam o cartão impresso com QR Code em anos anteriores poderão utilizá-lo normalmente em 2025.

    Crianças novatas:

    • Crianças do Maternal ao 2º ano/EF receberão gratuitamente cartões impressos com QR Code para o acesso ao Colégio.
    • Os responsáveis pelas crianças do Maternal até os estudantes do 5º ano/EF receberão, pelo e-mail institucional do(a) aluno(a), um cartão digital de acompanhante. Esse cartão será acessado com senha, composta pelos 4 últimos dígitos de matrícula. Exemplo: matrícula 20259999 — senha: 9999.

Observações:

  • Crianças que participarem de atividades extracurriculares, retornando ao Colégio no contraturno, farão o cadastramento facial em tempo hábil.
  • As crianças e os pais ou responsáveis que não estiverem portando o cartão de acesso deverão aguardar na Portaria a autorização de sua entrada. Para a autorização de entrada, as crianças, os pais ou os responsáveis deverão aguardar o fluxo de entrada e saída do turno.
  • Em caso de perda ou dano do cartão impresso, o responsável pela criança deverá comunicar imediatamente ao Colégio para que o bloqueio seja realizado.
  • Caso o cartão impresso da criança esteja perdido ou não estiver funcionando por mau uso, o(a) responsável deverá solicitar a 2ª via no Setor de Atendimento aos Estudantes. Para a impressão da 2ª via, será cobrada a taxa de R$ 25,00 por unidade. Entretanto, será oferecida ao responsável a possibilidade do cadastramento facial sem custo. O tempo de entrega da nova via do cartão impresso é de até 10 dias úteis a partir da data de solicitação/pagamento.

PROCEDIMENTOS NA ENTRADA E NA SAÍDA

  • Somente poderão utilizar a portaria da Rua Califórnia as crianças que estudam no Espaço Ludus e seus irmãos. Demais estudantes e seus responsáveis deverão utilizar as portarias das ruas Chicago, Assunção ou Venezuela.
  • Antes do início ou após o término das aulas, a criança deverá estar acompanhada de seus pais e/ou responsáveis e sob seus cuidados.
  • O Colégio não fará o deslocamento de estudantes entre o Espaço Ludus e os demais prédios no início e no término das aulas. É de responsabilidade das famílias encaminhar e buscar seus filhos em suas respectivas salas de aula ou pontos de encontro.
  • As saídas antecipadas deverão ser solicitadas via Agenda ou telefone geral do Colégio (3285-2245). Os pais ou responsáveis deverão aguardar até que os alunos sejam encaminhados às respectivas recepções dos prédios.
  • Qualquer alteração na forma de saída do aluno deverá ser comunicada ao Colégio via Agenda. Para a segurança de seu(sua) filho(a), evitem fazer solicitações por telefone. A pessoa designada para buscar a criança deverá portar documento de identificação.


UNIFORME

  • O uso do uniforme é obrigatório. Seu objetivo é identificar as crianças como membros da comunidade escolar do Colégio Santa Dorotéia, visando à sua segurança.
  • O uniforme-padrão do Colégio é constituído de: blusa com manga (malha ou polo), calça (moletom, tactel ou legging), bermuda (moletom ou tactel), short-saia e agasalho (moletom ou tactel). A blusa sem manga e a regata são exclusivas para uso nas atividades de Educação Física. Agasalhos sem estampas, nas cores branca, cinza, preta ou azul-marinho serão permitidos.
  • Apenas estudantes do Ensino Médio poderão usar calça jeans azul-escuro.
  • Os tênis são os calçados adequados e de uso obrigatório para todos(as) os(as) estudantes, pois garantem maior proteção.
  • Será exigido o uso do uniforme-padrão, inclusive para crianças que retornam para atividades no extraturno.
  • É vedada a utilização, como uniforme diário do Colégio, das camisas específicas das escolas de esporte, das equipes de competição, das atividades extras e dos eventos, como Manhã em Família e Jogos Internos.
  • Em hipótese alguma será permitido o uso de: calças rasgadas, jeans claro ou preto, shorts curtos, miniblusas ou regatas, camisas de times esportivos ou uniformes de treinos, chinelos, sandálias, sapatos de plástico, sapatos de salto alto, botas, galochas, agasalhos de cores diferentes das citadas ou estampados, calças legging que não sejam do uniforme-padrão do Colégio, meias-calças coloridas e meiões. Bonés e gorros não fazem parte do uniforme e seu uso não será permitido no ambiente escolar.
  • O uniforme deverá ser identificado com o nome completo da criança, em lugar de fácil visualização, para facilitar sua localização em caso de perda ou extravio. 
  • O Colégio não se responsabiliza pela perda ou pelo extravio de uniformes.

MATERIAL ESCOLAR

  • A criança deverá portar, diariamente, a merendeira, a garrafa de água, a agenda escolar e a mochila. Conforme descrito na Lista de Material da série, recebida anteriormente ao início do ano letivo, no Espaço Ludus não serão aceitas mochilas de rodinha devido ao espaço físico restrito.
  • O material de uso individual da criança deverá ser adequadamente etiquetado com seu nome completo.
  • Os responsáveis deverão preparar em casa os materiais necessários às aulas. A falta dos materiais desorganiza a dinâmica do trabalho e causa prejuízos à aprendizagem.
  • O Colégio não se responsabilizará por joias, brinquedos, objetos eletrônicos, celulares e outros pertences de valor financeiro ou afetivo. A família deve estar atenta aos materiais trazidos pela criança.
  • Dia do Brinquedo: a criança deverá trazer para a escola apenas um brinquedo. Solicitamos que não enviem brinquedos caros, com muitas peças pequenas ou pelos quais a criança tenha muito apreço. Patinete, bola, velotrol, patins e afins só serão aceitos mediante solicitação da professora. Lembrem-se de etiquetá-los com o nome da criança e da Professora.
  • Em caso de perda de material individual ou uniforme, a família procurá-lo diretamente com a Professora ou Disciplinária. Passados dois dias, esses objetos serão encaminhados à sala de “Perdidos e Achados”, no Prédio E. Objetos não procurados serão doados para uma instituição social ao final de cada semestre.

 

EDUCAÇÃO FÍSICA

  • A criança deverá frequentar as aulas de Educação Física com o uniforme-padrão do Colégio: camisa (com ou sem mangas), bermuda e tênis.
  • Crianças do Infantil 2 ao 5º ano/EF que estiverem impossibilitados de participar das aulas de Educação Física e apresentarem atestado médico serão dispensados da aula e permanecerão em local determinado pela Coordenação/Orientação.

 

AGENDA ESCOLAR

  • Para que a parceria família/Colégio se concretize, é importante que a nossa comunicação seja efetiva. Para tanto, o uso da Agenda é indispensável, tornando-se meio fundamental pelo qual os comunicados serão enviados e recebidos. Assim, ela deverá ser verificada diariamente pelos responsáveis.
  • É de responsabilidade da família acompanhar e tomar conhecimento dos comunicados e circulares enviados para casa. Reuniões, eventos e atividades coletivas são comunicados por meio da Agenda. O Colégio não avisa sobre as atividades mencionadas por telefone ou individualmente.
  • Há um espaço específico reservado ao final da Agenda para os comunicados escritos pela família, intitulado “Comunicados Colégio/Família”.
  • A Agenda é um documento institucional e não deverá ser descaracterizada ou ter suas folhas arrancadas.

ATENDIMENTO AOS FAMILIARES

  • Caso a família sinta necessidade de conversar com a Professora, a Orientadora/Coordenadora ou a Supervisora, gentileza solicitar um horário pela Agenda, pelo telefone geral do Colégio (3285-2245) ou pelo telefone ou e-mail da Orientadora/Coordenadora da série. Assim, nossa equipe poderá atendê-los de forma atenciosa e adequada.
  • Orientamos aos pais ou responsáveis que não estendam conversas com a Professora na porta da sala de aula, nos corredores ou pátios, no início ou término das aulas. Nesses momentos, a prioridade de atenção é dos alunos, seus filhos, que estão sob a responsabilidade de cada Professora.
  • Durante o horário de aulas, a permanência dos pais ou responsáveis só será permitida nas Portarias principais: Rua Califórnia ou Rua Chicago. Caso tenham atendimento agendado, devem identificar-se e aguardar o encaminhamento.

ENFERMARIA

  • O Colégio não possui medicamentos para administrar às crianças. Entraremos em contato com os pais ou responsáveis sempre que julgarmos necessário e, juntos, definiremos os encaminhamentos. Portanto, solicitamos que as famílias mantenham sempre atualizados os telefones de contato junto à Secretaria.
  • Se a criança necessitar fazer uso de algum medicamento (antibiótico, de uso contínuo etc.), deverá trazê-lo para o Colégio acompanhado da orientação de dosagem e horário, com a devida autorização dos responsáveis, por escrito, na Agenda. Não medicaremos a criança em caso de febre, sendo necessário que o responsável venha buscá-la de imediato.
  • É necessário comunicar ao Colégio, por escrito, casos de doenças, alergias ou quaisquer informações significativas em relação aos cuidados com a saúde da criança.
  • Em caso de febre, doença infectocontagiosa como conjuntivite, covid-19, gripe etc., a criança não deverá comparecer às aulas, a fim de garantir seu pronto restabelecimento e preservar a saúde dos colegas.
  • Havendo necessidade de ausência prolongada, os pais/responsáveis deverão comunicar o fato ao Colégio e, em caso de doença infectocontagiosa, apresentar atestado médico no retorno do(a) estudante.

CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Empréstimos e devoluções:

  • Os livros são emprestados para os(as) estudantes a partir do 1º Ano do Fundamental.
  • Crianças da Educação infantil também poderão levar livros emprestados se estiverem acompanhados dos pais e/ou dos responsáveis.
  • Cada leitor poderá retirar até 2 (dois) livros por vez.
  • O prazo de empréstimo é de 7 (sete) dias, podendo ser renovado caso não haja reserva.
  • A renovação pode ser solicitada pelo telefone do Colégio, (31) 3285-2245, ramal 217.
  • As devoluções devem ser realizadas somente para os profissionais do Centro de Estudos. É proibido entregar os livros para demais funcionários ou entregá-los nas portarias e recepções do Colégio.
  • Se houver atraso na devolução, será cobrada multa de R$ 0,50 (cinquenta centavos) por dia, por cada livro, incluindo finais de semana e feriados.
  • Em caso de perda ou dano ao material, o responsável deverá comunicar ao Centro de Estudos, que verificará a forma de restituição da obra.


LANCHE ESCOLAR

  • É de total responsabilidade da família providenciar o lanche escolar da criança. Orientamos o envio do guardanapo para forrar a mesa, de um alimento sólido, um líquido e uma fruta na merendeira. A garrafa de água deverá ser trazida diariamente.
  • Caso a família prefira o lanche da cantina, deverá providenciá-lo diretamente antes do início da aula.
  • O contato com a cantina para contratação/alteração de lanche deve ser feito pela família.


ANIVERSÁRIOS E EVENTOS

Consideramos a data de aniversário um momento de celebração da VIDA. Essa é uma oportunidade de vivenciar atitudes e valores que promovem o aprender a SER e a CONVIVER. As famílias poderão compartilhar conosco esse momento de alegria, observando os critérios adotados pelo Colégio.

  • A celebração dos aniversários será preparada pela professora e pelos colegas de sala.
  • Por uma questão de organização interna, não comemoraremos os aniversários no Colégio com lanches trazidos pela família do aniversariante ou a participação dos familiares.
  • A fim de enfatizar a importância da VIDA, o Colégio não permite que sejam enviadas lembrancinhas e tampouco presentes.
  • Os convites para festas de aniversário só poderão ser distribuídos pelas professoras se todas as crianças, sem exceção, forem convidadas. Caso contrário, ficará a cargo da família entregá-los, fora do Colégio, para aqueles colegas que deseja convidar.
  • Somente será permitido ao estudante assistir às apresentações celebrativas/artísticas de irmãos/irmãs durante a aula se a sua ausência não comprometer a rotina escolar. A solicitação deverá ser feita pela família e autorizada previamente pela Orientadora/Coordenadora da série.
  • O Colégio não se responsabilizará e não contribuirá com a organização de eventos extraescolares (comemorações, celebrações, formaturas e outros).

TRANSPORTE ESCOLAR

  • O Colégio Santa Dorotéia não oferece nem se responsabiliza pelos serviços de transporte escolar que atendem às famílias. Pedimos aos pais toda atenção e cuidado para a contratação desses serviços.
  • O profissional contratado deverá responsabilizar-se pela criança, entregando-a e buscando-a no local adequado determinado pelos educadores. Não é permitido o trânsito de crianças sem a presença do adulto responsável dentro do Colégio.

AMBIENTE ESCOLAR

  • A preservação de nossos jardins, mobiliários, parques, banheiros, enfim, de todo o patrimônio do Colégio faz parte de um processo educativo. Contamos com a colaboração das famílias antes e após o período escolar.
  • A família fica responsável pelo ressarcimento de qualquer dano ou estrago causado ao Colégio pelo(a) estudante.

FOTOS, FILMAGENS E GRAVAÇÕES

Não é permitido aos estudantes, familiares ou visitantes fotografar, gravar, filmar, publicar e/ou compartilhar imagens de dentro da sala de aula e/ou das demais dependências do Colégio sem autorização prévia da Coordenação ou da Direção.

 

PLATAFORMAS DIGITAIS

  • Os conteúdos do Colégio são divulgados no site (santadoroteia.com.br), no aplicativo institucional e nas circulares impressas, sendo proibida a cópia, a reprodução ou o compartilhamento sem autorização prévia.
  • O Colégio não recomenda a formação de grupos de estudantes em aplicativos de mensagem (WhatsApp, Telegram e outros), principalmente grupos intitulados com o número da turma e/ou o nome (ou parte do nome e siglas) da Instituição.
  • O Colégio não autoriza o uso dos seus elementos de identidade de marca gráfica (nominativas, brasão, logotipos, entre outros) para a criação de perfis/páginas nas redes sociais. Qualquer perfil/página que eventualmente use esses elementos será removido.


PROIBIÇÕES

  • Não é permitida a comercialização, por estudantes, pais ou responsáveis, de quaisquer produtos nos pátios ou dependências internas do Colégio, bem como a divulgação de materiais de propaganda.
  • O Colégio não autoriza, em hipótese alguma e para qualquer fim, a entrega de dinheiro ou objeto a nenhum de seus funcionários para que seja encaminhado aos estudantes ou às famílias.

 

COMPROMISSO FAMÍLIA/COLÉGIO

  • É de extrema importância que os números de telefones fixo e celulares dos familiares e/ou responsáveis estejam sempre atualizados na Secretaria para que seja possível o contato da escola em tempo hábil.
  • É importante que os pais ou responsáveis fiquem atentos ao calendário escolar (disponível na Agenda e no site do Colégio), observando os eventos, feriados e recessos previstos.
  • A família deverá participar ativamente das atividades promovidas pela instituição: reuniões de pais e/ou individuais, entrega do relatório de observações, apresentações artísticas e culturais etc.
  • O Colégio não informa, em hipótese alguma, números de telefones e endereços de estudantes, familiares, professores e funcionários.
  • Não é permitido aos responsáveis tirar fotos, gravar, filmar, publicar e/ou compartilhar áudios e imagens de dentro das dependências do Colégio sem autorização prévia da Coordenação ou da Direção.
  • A família está ciente de que o Colégio fundamenta sua ação educativa nos valores evangélicos, educando a partir da realidade do Carisma de Santa Paula Frassinetti, articulada com a linha Pastoral da Igreja Católica — Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
  • O Colégio complementa, por compromisso, a formação oferecida pela família à criança.


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SEGMENTO 1
1º ao 5º ano do Ensino Fundamental

 

Responsável Função Horário
Fabíola Menezes
fabiola@santadoroteia.com.br
98873-6425
Coordenadora/Orientadora
do 1º ano/EF
Manhã e Tarde
Cláudia Brandão
claudia@santadoroteia.com.br
98314-6912
Coordenadora/Orientadora
do 2º e 3º ano/EF
Michele Silva
michele@santadoroteia.com.br
98873-6431
Coordenadora/Orientadora
do 4 e 5º ano/EF
Maria Helena Vaz da Silva
mariahelena@santadoroteia.com.br
Supervisora Pedagógica


Caso a família sinta necessidade de conversar com a Orientadora/Coordenadora ou com a Supervisora, gentileza solicitar um horário pela Agenda, pelo telefone geral do Colégio (3285-2245), ou pelo telefone ou e-mail da Orientadora/ Coordenadora da série. Assim, a equipe poderá atender de forma atenciosa e adequada.

PROCEDIMENTOS DE ENTRADA E DE SAÍDA

Solicitamos aos pais e/ou responsáveis pelos estudantes que sejam pontuais em relação aos horários de entrada e saída do Colégio. Os atrasos e as saídas antecipadas comprometem a aprendizagem e a socialização, além de quebrarem a rotina de trabalho do grupo.

  • O(A) estudante deverá estar no Colégio às 7h10 (turno da manhã) ou às 13h25 (turno da tarde).
  • As aulas iniciam-se, pontualmente, às 7h15 (turno da manhã) e às 13h30 (turno da tarde).
  • As aulas encerram-se às 11h55 (turno da manhã) e às 18h10 (turno da tarde).
  • A portaria da Rua Chicago é a referência para qualquer necessidade fora dos horários padrão de entrada e de saída.
  • Os(as) estudantes que chegarem após as 7h25 (turno da manhã) e após as 13h40 (turno da tarde) deverão apresentar a justificativa do atraso para um dos responsáveis da equipe de acompanhamento.
  • Os(as) estudantes aguardarão seus pais e/ou responsáveis, nos Pontos de Encontro das séries, até 12h10 (turno da manhã) e até 18h20 (turno da tarde).
  • Os(as) estudantes dos 4º e 5º anos, poderão aguardar nos pontos de encontro combinados com seus responsáveis. Isso deve ser avisado previamente à Coordenação da série.
  • Após 12h10 (turno da manhã) e após 18h20 (turno da tarde), os(as) estudantes serão encaminhados(as) junto às disciplinárias para as respectivas portarias da série.
  • Depois do horário de 12h30, os(as) estudantes do turno da manhã, que ficarem no Colégio, aguardarão seus responsáveis nas respectivas portarias das séries. Depois das 18h45, os(as) estudantes da tarde, que permanecerem no Colégio, esperarão seus responsáveis na Portaria Principal.
  • O Colégio cobrará as seguintes taxas para acompanhamento após o horário explicitado acima:
    • 15 minutos – R$25,00;
    • 30 minutos – R$50,00;
    • 45 minutos – R$75,00;
    • 1 hora – R$100,00.

Acima de 1 hora, o valor será cobrado em dobro. O tempo total utilizado pelas famílias será computado e cobrado à parte, com vencimento para o 6º dia útil do mês seguinte, e serão enviados, em tempo hábil, para o e-mail cadastrado do responsável financeiro. Uma segunda via também ficará disponível no site do Colégio, a partir do dia 5 do mês subsequente.

  • Pedimos às famílias pontualidade ao buscarem seus filhos/filhas. Não é saudável para o(a) estudante permanecer no Colégio após o término do turno.
  • Não será permitida a permanência de estudantes nos parques, pátios, quadras e outros ambientes internos do Colégio antes do início ou após o término das aulas.
  • A permanência de estudantes do turno da manhã, após o término das aulas, às quintas-feiras, só será permitida para aqueles que têm irmãos/irmãs que estudam até as 12h45. Nesse dia, os(as) estudantes deverão aguardar nas portarias de referência da turma determinadas pelo Colégio.
  • Os familiares que decidirem aguardar a saída dos(as) estudantes no 6º horário deverão permanecer nas portarias do Colégio.
  • Estudantes que fazem atividades extraturno, tais como: teatro, 2ª Chamada, Recuperação etc., deverão permanecer no Colégio somente nos horários estipulados.
  • As saídas antecipadas deverão ser solicitadas na Agenda e/ou pelo telefone geral (3285-2245) e serão realizadas pela Recepção do Prédio B (turno da manhã) ou pela Recepção do Prédio A ou do Prédio B (turno da tarde). Os pais deverão aguardar no hall da Portaria Principal para que sejam anunciados e encaminhados.
  • A comunicação para a saída de estudantes com terceiros, não indicados no formulário de autorizações, deverá ser informada, com o máximo de antecedência possível, para a melhor organização do Colégio e para a segurança dos(as) estudantes.
  • A entrada e a saída pela Portaria da Rua Califórnia são permitidas para estudantes cujos irmãos/irmãs estudam no Espaço Ludus. O deslocamento dos irmãos para o Espaço Ludus é de responsabilidade das famílias, porém deverá ser comunicado para as respectivas Coordenações.
  • No horário das aulas, a permanência dos pais e/ou responsáveis só será permitida no hall da Portaria Principal, na Rua Chicago. Caso seja necessário entrar no Colégio, é preciso apresentar uma identificação ao Porteiro e aguardar o atendimento.

 

ACESSO AO COLÉGIO - CARTÃO E LEITOR FACIAL

  • O uso do cartão de acesso ou da leitura facial é obrigatório para estudantes e para os pais ou responsáveis.

    Estudantes veteranos:
      1. Para estudantes veteranos do 3º ano/EF ao 3º ano/EM, o controle de acesso será realizado por leitura facial.
      2. Caso o cartão impresso do(a) estudante que optar por utilizá-lo esteja perdido ou não estiver funcionando por mau uso, o(a) responsável deverá solicitar a 2ª via no Setor de Atendimento aos Estudantes. Para a impressão da 2ª via, será cobrada a taxa de R$ 25,00. Entretanto, será oferecida ao responsável a possibilidade do cadastramento facial sem custo.

    Estudantes novatos:

      1. Estudantes do 3º ano/EF ao 3º ano/EM farão o cadastramento da leitura facial, em tempo hábil, para o acesso ao Colégio.
      2. Os responsáveis pelas crianças do Maternal até os estudantes do 5º ano/EF receberão, pelo e-mail institucional do(a) aluno(a), um cartão digital de acompanhante. Esse cartão será acessado com senha, composta pelos 4 últimos dígitos de matrícula. Exemplo: matrícula 20259999 — senha: 9999.
      3. Estudantes que participarem de atividades extracurriculares, retornando ao Colégio no contraturno, farão o cadastramento facial em tempo hábil.

    Observações:
  • Em caso de perda ou dano do cartão impresso, o estudante ou seu responsável deve comunicar imediatamente ao Colégio para que o bloqueio seja realizado.
  • Em caso de perda do smartphone, o usuário deve comunicar imediatamente ao Colégio para o bloqueio do cartão digital e para a emissão do novo cartão.
  • A solicitação de uma nova via do cartão impresso para estudantes tem o custo de R$25,00 (vinte e cinco reais) por unidade. O pagamento é aceito somente em dinheiro, cheque ou pix e deve ser feito presencialmente no Setor de Atendimento a Estudantes (Xerox). O tempo de entrega da nova via do cartão impresso é de até 10 dias úteis a partir da data de solicitação/pagamento.

UNIFORME

  • O uso do uniforme é obrigatório. Seu objetivo é identificar os(as) estudantes como membros da comunidade escolar do Colégio Santa Dorotéia, visando à sua segurança.
  • O uniforme-padrão do Colégio é constituído de: blusa com manga (malha ou polo), calça (moletom, tactel ou legging), bermuda (moletom ou tactel), short-saia e agasalho (moletom ou tactel). A blusa sem manga e a regata são exclusivas para uso nas atividades de Educação Física. Agasalhos sem estampas, nas cores branca, cinza, preta ou azul-marinho serão permitidos.
  • Apenas estudantes do Ensino Médio poderão usar calça jeans azul-escuro.
  • Os tênis são os calçados adequados e de uso obrigatório para todos(as) os(as) estudantes, pois garantem maior proteção.
  • A partir do 6º ano/EF, o uso do jaleco branco é obrigatório para a participação nas aulas nos laboratórios de Química/Física e de Biologia.
  • Será exigido o uso do uniforme-padrão, inclusive para os(as) estudantes que retornam para atividades no extraturno.
  • É vedada a utilização, como uniforme diário do Colégio, das camisas específicas das escolas de esporte, das equipes de competição, das atividades extras e dos eventos, como Manhã em Família e Jogos Internos.
  • Em hipótese alguma será permitido o uso de: calças rasgadas, jeans claro ou preto, shorts curtos, miniblusas ou regatas, camisas de times esportivos ou uniformes de treinos, chinelos, sandálias, sapatos de plástico, sapatos de salto alto, botas, galochas, agasalhos de cores diferentes das citadas ou estampados, calças legging que não sejam do uniforme-padrão do Colégio, meias-calças coloridas e meiões. Bonés e gorros não fazem parte do uniforme e seu uso não será permitido no ambiente escolar.
  • O(A) estudante que se apresentar sem um dos itens do uniforme deverá aguardar fora da sala de aula até que a situação seja resolvida, com exceção apenas dos casos em que a solicitação de familiares, feita por escrito, na agenda, for deferida pela Coordenação/Orientação Educacional.
  • O uniforme deverá ser identificado com o nome completo da criança, em lugar de fácil visualização, para facilitar sua localização em caso de perda ou extravio. 
  • O Colégio não se responsabiliza pela perda ou pelo extravio de uniformes.

EDUCAÇÃO FÍSICA

  • O(A) estudante deverá frequentar as aulas de Educação Física com o uniforme-padrão do Colégio: camisa (com ou sem mangas), bermuda e tênis.
  • Estudantes do Infantil 2 ao 5º ano/EF que estiverem impossibilitados de participar das aulas de Educação Física e apresentarem atestado médico serão dispensados da aula e permanecerão em local determinado pela Coordenação/Orientação.
  • Estudantes do 6º ano/EF ao 3º ano/EM, com atestado médico, estarão dispensados(as) da atividade física, mas não da aula. Deverão, portanto, realizar atividade específica que será designada pelo(a) professor(a). O atestado médico deverá ser entregue à Coordenação/Orientação Educacional, no dia em que o(a) estudante retornar ao Colégio, sem rasuras, contendo o período de inatividade e o carimbo do médico.

MATERIAL ESCOLAR

  • A(a) estudante deverá preparar em casa, seguindo a agenda do dia, os materiais necessários às aulas do dia seguinte, com atenção especial às aulas especializadas. A falta do material desorganiza a dinâmica do trabalho e interfere na aprendizagem.
  • O(A) estudante deverá trazer sua garrafa de água, de uso individual.
  • A mochila deve ser organizada somente com os materiais necessários ao trabalho do dia. Cabe aos pais orientar os estudantes para que isso seja feito.
  • O Colégio não fará contato com as famílias, em hipótese alguma, no caso de esquecimento de materiais e de atividades avaliativas ou não apresentadas em classe.
  • O material de uso individual do(a) estudante deverá ser adequadamente etiquetado com seu nome, série e turma.
  • Ressalta-se a importância da conferência diária dos objetos na mochila. O Colégio não se responsabilizará por joias, brinquedos, objetos eletrônicos, celulares e outros pertences de valor que forem trazidos por estudantes.
  • O Colégio disponibiliza o serviço de guarda de materiais nos escaninhos para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, cuja utilização estará condicionada à contratação do serviço junto à empresa College Box
    (CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS).
  • Em caso de perda de material individual ou uniforme, a família procurá-lo diretamente com a Professora ou Disciplinária. Passados dois dias, esses objetos serão encaminhados à sala de “Perdidos e Achados”, no Prédio E. Objetos não procurados serão doados para uma instituição social ao final de cada semestre. Reiteramos a importância de os materiais serem marcados com o nome do(a) estudante, o que facilita sua identificação.

LANCHE ESCOLAR

  • É de total responsabilidade da família providenciar o lanche escolar do(a) estudante. Sugerimos o envio de guardanapo, mesmo quando o lanche for adquirido na cantina.
  • A compra do ticket ou a conferência do lanche trazido de casa deverão ser feitas diariamente.
  • Na falta do lanche, a família deverá entrar em contato diretamente com a cantina, para comprá-lo. Telefone: 3285-2245 – Ramal: 221. Responsável: Sheila.
  • As garrafas para água deverão ser trazidas todos os dias pelos(as) estudantes. Por segurança, evite garrafas de vidro.

ANIVERSÁRIOS E EVENTOS

Consideramos a data de aniversário um momento de celebração da VIDA. Essa é uma oportunidade de vivenciar atitudes e valores que promovem o aprender a SER e a CONVIVER. As famílias deverão seguir os seguintes critérios adotados pelo Colégio:

  • Os aniversariantes do dia serão cumprimentados e celebrarão seu dia com a Professora e seus colegas da turma. Não abriremos agenda para comemorações individuais.
  • Não serão permitidos os envios de lembrancinhas, presentes nem de lanche comemorativo pelas famílias.
  • Os convites para festas de aniversário só poderão ser distribuídos pelas Professoras se todas as crianças, sem exceção, forem convidadas. Caso contrário, ficará a cargo da família entregá-los, fora do Colégio, para aqueles colegas que deseja convidar.
  • O Colégio não fornece às famílias, em hipótese alguma, a lista de telefones de pais e/ou responsáveis pelos(as) estudantes, funcionários(as) e professores. 
  • A organização de eventos extraescolares (comemorações, celebrações e outros) será de responsabilidade das famílias. As autorizações para a saída com monitores deverão vir na agenda. A saída do Colégio deverá ser organizada pelas próprias famílias.
  • Somente será permitido ao(à) estudante assistir às apresentações celebrativas/artísticas de irmãos/irmãs, durante o horário escolar, se sua ausência não comprometer a rotina e se for solicitado pela família e autorizado previamente pela Orientação/Coordenação.
  • O(A) estudante liberado(a) para assistir às apresentações dos irmãos/irmãs, que estudam no mesmo turno, aguardarão os pais e/ou responsáveis nas respectivas recepções.

ENFERMARIA

  • O Colégio não possui medicamentos para administrar aos estudantes. Entraremos em contato com os pais ou responsáveis sempre que julgarmos necessário e, juntos, definiremos os encaminhamentos. Portanto, solicitamos que as famílias mantenham sempre atualizados os telefones de contato junto à Secretaria.
  • Se o(a) estudante necessitar fazer uso de algum medicamento (antibiótico, uso contínuo etc.), deverá trazê-lo para o Colégio acompanhado da orientação de dosagem e horário, com a devida autorização dos responsáveis, por escrito, na Agenda. Não medicaremos o(a) estudante em caso de febre, sendo necessário que o responsável venha buscá-la de imediato.
  • É necessário comunicar ao Colégio, por escrito, casos de doenças, alergias ou quaisquer informações significativas em relação aos cuidados com a saúde do(a) estudante.
  • Em caso de febre ou de doença infectocontagiosa como conjuntivite, covid-19, gripe etc., o(a) estudante não deverá comparecer às aulas, a fim de garantir seu pronto restabelecimento e preservar a saúde dos colegas.
  • Havendo necessidade de ausência prolongada, os pais/responsáveis deverão comunicar o fato ao Colégio e, em caso de doença infectocontagiosa, apresentar atestado médico no retorno do(a) estudante.


AVALIAÇÕES

  • É importante que os pais e/ou responsáveis fiquem atentos ao calendário escolar, observando os recessos previstos e os períodos de avaliações.
  • Os períodos de Avaliações em 2ª Chamada e do processo de Recuperação constam no calendário da
    Agenda Escolar. O cronograma específico dessas avaliações de cada Etapa será comunicado oportunamente.
  • O gabarito das Avaliações Multidisciplinares e dos Simulados Enem, realizados por estudantes do 6º ano/EF ao 3º ano/EM, será divulgado no site do Colégio e no Classroom.
  • Durante a realização de uma avaliação, é expressamente proibido qualquer tipo de comunicação entre estudantes, independentemente de seu conteúdo (exceto quando for autorizado pelos educadoesr). Caso isso ocorra, o(a) estudante terá sua prova anulada e não terá direito a realizar uma nova Avaliação em 2ª Chamada.
  • O(A) estudante que portar aparelho eletrônico, mesmo que desligado, em especial celular, fone de ouvido e relógio, durante a realização de uma avaliação, terá a prova zerada. Não será permitida a realização de outro instrumento de avaliação em caráter de 2ª Chamada.Esses aparelhos deverão ser desligados e colocados sobre a mesa do(a) responsável pela aplicação, antes do início da atividade avaliativa.
  • O(A) estudante terá igualmente sua avaliação anulada em caso de atitude ou tentativa de “cola”, bem como de facilitação de “cola” para colegas, sem direito à Avaliação em 2ª Chamada.
  • Qualquer questionamento quanto à correção de questões avaliativas deverá ser apresentado pelo(a) estudante no ato do recebimento da avaliação corrigida. No caso de estudantes do 1º ao 5º ano/EF, os familiares responsáveis deverão apresentar qualquer questionamento, por escrito, em um documento à parte.
  • Para estudantes do 6º ano/EF ao 3º ano/EM, não será aceito questionamento da correção feita pelo(a) professor(a) se a referida questão tiver sido respondida a lápis e se não houver seu nome completo em todas as folhas da avaliação.
  • O resultado das avaliações será lançado no Boletim Eletrônico, em até 10 (dez) dias úteis após sua aplicação.
  • No início de cada Etapa, o Colégio publicará em seu site uma circular com a programação acadêmica do período letivo vigente, inclusive o Cronograma de Avaliações Parciais, Trimestrais, Módulos, Simulados Enem e Multidisciplinares.

2ª CHAMADA DE AVALIAÇÕES

  • Todo(a) estudante que não realizar uma Avaliação com valor superior a 4,0 pontos, terá o direito de realizá-la em 2ª Chamada.
  • O(A) estudante que perder as Avaliações Diversificadas, com valor acima de 4,0 pontos, realizará a Avaliação em 2ª Chamada. As Atividades Diversificadas, com valor inferior ou igual a 4,0 pontos, não realizadas deverão ser justificadas ao professor, que decidirá a forma de reposição.
  • As Avaliações em 2ª Chamada contemplam todo o conteúdo da Etapa.
  • O(A) estudante que perder a(s) prova(s) da etapa ou avaliação(avaliações) parcial (parciais) estará previamente inscrito pela Coordenação para a(s) prova(s) em 2ª Chamada de Avaliação.
  • Ao final da etapa, o(a) responsável financeiro(a) receberá um e-mail com as informações relativas à(s) prova(s) inscrita(s), constando o valor a ser pago e as instruções para o pagamento.
  • A confirmação da inscrição se dará mediante o pagamento da inscrição prévia e do envio do comprovante de pagamento.
  • ATENÇÃO: o Colégio não oferece nenhuma atividade avaliativa em 3ª Chamada.

 

PROCESSO DE RECUPERAÇÃO

  • É dever e responsabilidade exclusiva do(a) estudante e de seus responsáveis observar as datas que serão divulgadas e realizar a inscrição para a Recuperação.
  • As inscrições para a Recuperação serão realizadas por meio do site do Colégio.
  • O Processo de Recuperação Final contempla todo o conteúdo do ano letivo.
  • ATENÇÃO: não há 2ª Chamada de Recuperação.


CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Empréstimos e devoluções:

  • Os livros são emprestados para os(as) estudantes a partir do 1º Ano do Fundamental.
  • Crianças da Educação infantil também poderão levar livros emprestados se estiverem acompanhados dos pais e/ou dos responsáveis.
  • Cada leitor poderá retirar até 2 (dois) livros por vez.
  • O prazo de empréstimo é de 7 (sete) dias, podendo ser renovado caso não haja reserva.
  • A renovação pode ser solicitada pelo telefone do Colégio, (31) 3285-2245, ramal 217.
  • As devoluções devem ser realizadas somente para os profissionais do Centro de Estudos. É proibido entregar livros para demais funcionários ou entregá-los nas portarias e recepções do Colégio.
  • Se houver atraso na devolução, será cobrada multa de R$ 0,50 (cinquenta centavos) por dia, por cada livro, incluindo finais de semana e feriados.
  • Em caso de perda ou dano ao material, o(a) estudante deverá comunicar ao Centro de Estudos, que verificará a forma de restituição da obra.


TRANSPORTE ESCOLAR

  • O Colégio Santa Dorotéia não oferece nem se responsabiliza pelos serviços de transporte escolar que atendem às famílias.
  • Pedimos aos pais toda atenção e cuidado para a contratação desses serviços.
  • O profissional contratado deverá se responsabilizar pelo trânsito do(a) estudante nos horários de entrada e de saída e também pelo bem-estar e a boa convivência entre colegas durante o uso desse transporte.


AMBIENTE ESCOLAR

  • Para a garantia de um ambiente escolar saudável, o(a) estudante deverá:
    • zelar pela limpeza e conservação das instalações, dependências, materiais, móveis e utensílios, ressarcindo o Colégio dos danos por ele(a) causados;
    • não incitar os colegas a praticar atos de indisciplina nem colaborar em faltas coletivas.
  • A preservação de nossos jardins, mobiliários, parques, banheiros, enfim, de todo o patrimônio do Colégio faz parte de um processo educativo. Contamos com a colaboração das famílias antes e após o período escolar.

SEGURANÇA E BEM-ESTAR

  • Durante o horário das aulas, o recinto do Colégio é destinado exclusivamente aos(às) estudantes, não sendo, portanto, permitida a permanência de pessoa que não integre o corpo discente, docente ou que não seja funcionário(a) do Colégio.
  • Não é permitida a permanência de estudantes do 1º ao 5º Ano/EF nas dependências do Colégio além do horário das atividades acadêmicas. Quando liberados, irmãos/irmãs de estudantes do Segmento 2 devem aguardar o fim do 6º horário no local determinado pela Coordenação.
  • Estudantes do 6º/EF ao 3º ano/EM só poderão permanecer nas dependências do Colégio fora do horário de atividades acadêmicas com autorização prévia e escrita da Coordenação/Orientação Educacional.
  • Não é permitido, nas dependências do Colégio, o porte de estilete ou de outros materiais que ofereçam risco à integridade física de estudantes, professores e funcionários(as).
  • O Colégio não informa dados pessoais ou números de telefones de estudantes, familiares e educadores, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  • O Colégio não se responsabiliza por brincadeiras, comemorações e atitudes, fora de suas dependências, que possam trazer consequências desagradáveis para o(a) estudante e para a sua família, com exceção feita a situações em que há interferência no ambiente escolar.
  • O Colégio solicita que não seja entregue dinheiro a nenhum de seus profissionais para ser encaminhado a estudantes.
  • A Diretoria esclarece aos familiares e à comunidade escolar que o Colégio não apoia e não é parceiro de empresas que organizam festas, eventos e viagens com seus(suas) estudantes. Portanto, está impossibilitado e desobrigado de exercer postura de vigilância para com osestudantes, sendo dever dos familiares (ou do responsável legal) a autorização e/ou o acompanhamento para participação nessas atividades.
  • O Colégio não permite que reuniões, com o objetivo de organização de festas ou eventos promovidos por comissões de formatura, empresas terceirizadas ou outras festas organizadas pelos(as) próprios(as) estudantes, sem participação ou vínculo com o Colégio, sejam realizadas no ambiente escolar.
  • Por força de lei, não ministramos medicamentos aos estudantes.
  • O Colégio disponibiliza o “Conte Comigo”, um canal on-line para acolher relatos de estudantes do Santa Dorotéia que precisam de ajuda diante de dificuldades relacionais e comportamentais, incômodos ou situações conflituosas vividas ou observadas na comunidade estudantil. As informações enviadas são tratadas em absoluto sigilo pela Orientação Educacional e visam à escuta atenta e cuidadosa para dar o apoio necessário a qualquer demanda. O link de acesso ao “Conte Comigo” está disponível no Classroom, via conta Google institucional do(a) estudante.


APARELHOS ELETRÔNICOS E CELULARES

  • Em conformidade a Lei Federal 15.100, de 13 de janeiro de 2025, o Colégio não autoriza a utilização de aparelhos eletrônicos ou celulares de qualquer natureza durante as atividades escolares, nas sala de aula, corredores, pátios e demais ambientes pedagógicos e recreativos, exceção feita em situações em que, com finalidade pedagógica, com autorização e acompanhamento do(a) Professor(a), necessariamente como meio de garantir a acessibilidade, a inclusão e os direitos fundamentais, ou para a tender às condições de saúde dos estudantes.

    CLIQUE AQUI E CONSULTE O PROTOCOLO DE RESTRIÇÃO DO USO DE APARELHOS ELETRÔNICOS PORTÁTEIS PESSOAIS POR ESTUDANTES.


  • A reincidência do(a) estudante na utilização de qualquer aparelho eletrônico poderá acarretar, também, na apreensão do aparelho junto à Direção, com entrega apenas ao responsável.
  • O Colégio cumprirá com seu dever de educar estando limitado seu dever ao acompanhamento e à vigilância do(a) estudante estritamente em seu perímetro físico escolar e ao uso de recursos institucionais não alcançando ambientes digitais e/ou recursos particulares trazidos pelo(a) estudante.
  • O Colégio poderá solicitar ao(à) estudante que apague e/ou remova conteúdos que estejam em recursos educacionais de tecnologia da informação e comunicação (RETICs) do(a) estudante na internet, das mídias sociais e/ou aplicativos, sempre que eles oferecerem riscos aos demais ou forem contrários à ética, à moral, aos bons costumes, à legislação nacional vigente ou afetem o bom relacionamento da comunidade escolar ou possam configurar algum tipo de dano ao Colégio.


FOTOS, FILMAGENS E GRAVAÇÕES

Não é permitido aos estudantes, familiares ou visitantes fotografar, gravar, filmar, publicar e/ou compartilhar imagens de dentro da sala de aula e/ou das demais dependências do Colégio sem autorização prévia da Coordenação ou da Direção.

 

PLATAFORMAS DIGITAIS

  • Os conteúdos do Colégio são divulgados no site (santadoroteia.com.br), no aplicativo institucional e nas circulares impressas, sendo proibida a cópia, a reprodução ou o compartilhamento sem autorização prévia.
  • O Colégio não recomenda a formação de grupos de estudantes em aplicativos de mensagem (WhatsApp, Telegram e outros), principalmente grupos intitulados com o número da turma e/ou o nome (ou parte do nome e siglas) da Instituição.
  • O Colégio não autoriza o uso dos seus elementos de identidade de marca gráfica (nominativas, brasão, logotipos, entre outros) para a criação de perfis/páginas nas redes sociais. Qualquer perfil/página que eventualmente use esses elementos será removido e o(a) autor(a) estará sujeito(a) a medidas socioeducativas, conforme previsto no item 15.
  • Não é permitido aos estudantes o uso de fotos, áudios e vídeos produzidos no Colégio em suas redes sociais e páginas pessoais na internet sem autorização prévia.
  • A Diretoria do Colégio Santa Dorotéia adverte: o(a) estudante que fizer acesso não autorizado a contas de e-mails e/ou redes sociais de terceiros (colegas, educadores ou instituição) estará sujeito(a) às medidas socioeducativas aplicáveis, conforme previsto no item 15.

 

PROIBIÇÕES

  • É proibida a estrada de estudantes na Sala dos Professores.
  • Não é permitida a comercialização, por estudantes, pais ou responsáveis, de quaisquer produtos, no dia a dia, nos pátios ou dependências internas do Colégio, bem como a divulgação de materiais de propaganda.
  • O Colégio não autoriza, em hipótese alguma e para qualquer fim, a entrega de dinheiro ou objeto a nenhum de seus funcionários para que seja encaminhado aos estudantes ou às famílias.


MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS APLICÁVEIS AOS ESTUDANTES

O Colégio Santa Dorotéia fará, quando necessário, intervenções educativas que ajudem o(a) estudante a reconhecer, corrigir e superar suas faltas, omissões e transgressões quanto a atitudes, postura e conduta, considerando a gravidade delas e tendo como critério o bem da comunidade.

De acordo com o Regimento Escolar do Colégio Santa Dorotéia, o(a) estudante que cometer infrações estará sujeito(a) às seguintes sanções:

  • advertência verbal;
  • advertência escrita;
  • retirada do(a) estudante da aula ou da atividade;
  • suspensão temporária;
  • assinatura de Termo de Compromisso pelos responsáveis;
  • cancelamento da matrícula.

Conforme a gravidade da infração cometida, poderá ser aplicada qualquer uma dessas sanções, independentemente da ordem em que foram acima descritas. Caberá à Coordenação e à Diretoria analisar a gravidade de cada caso e tomar as medidas necessárias.

O(a) estudante suspenso(a) poderá ter seu pedido de 2ª Chamada indeferido, mas poderá participar do Processo de Recuperação da Aprendizagem.

 

COMUNICAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E COLÉGIO

A Equipe Educacional estará à disposição para atender às famílias, sempre que necessário. Os atendimentos individuais e as entrevistas deverão ser solicitados e agendados pelo telefone (3285-2245), por escrito na Agenda do(a) estudante, por e-mail ou por meio dos celulares institucionais, e devem ocorrer no turno de atividades do estudante.

  • A Agenda é um documento institucional e não deverá ser descaracterizada ou ter suas folhas arrancadas.
  • Existe um espaço específico reservado no final da Agenda para a comunicação entre a Família e o Colégio. É indispensável checar diariamente a Agenda de seu(sua) filho(a).
  • Pedimos aos pais e/ou responsáveis que não abordem as professoras nos pontos de encontros, nas portas das salas de aula, nos corredores, no início ou no término das aulas. Nesses momentos, a prioridade de atenção é reservada para os(as) estudantes, que estão sob a responsabilidade de cada professora.
  • É importante que os números de telefones fixos e de celulares de pais/responsáveis sejam sempre atualizados no Colégio para que possamos manter o contato em tempo hábil. Em caso de alteração nos números, atualize seus dados.
  • A comunicação Colégio/Família será feita por intermédio da equipe responsável. Não será permitido, em hipótese alguma, o uso do celular pelo estudante durante o período escolar.
  • As informações referentes às autorizações das saídas de estudantes para as aulas extras deverão ser comunicadas com antecedência, pela agenda ou por e-mail.

 

COMPROMISSO FAMÍLIA/COLÉGIO

  • É responsabilidade dos pais e/ou responsáveis o acompanhamento sistemático do desempenho acadêmico do(a) filho(a), utilizando-se, sobretudo, da visualização dos resultados avaliativos pelo boletim on-line ou pelo aplicativo de celular.
  • Caso o(a) estudante não obtenha um resultado satisfatório no processo de ensino-aprendizagem, é responsabilidade dos pais e/ou responsáveis entrar em contato com o(a) Coordenador(a)/Orientador(a) Educacional do ano cursado para agendamento de entrevista.
  • No intuito de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem do educando, seus pais e/ou responsáveis assumem o compromisso de comparecer ao Colégio todas as vezes em que forem convocados ou, por iniciativa própria, quando julgarem necessário. Nesse caso, recomenda-se o agendamento prévio com o(a) Coordenador(a)/Orientador(a) Educacional do ano cursado.
  • O Colégio não informa, em hipótese alguma, números de telefones e endereços de estudantes, familiares, professores e funcionários.
  • É dever dos pais e/ou responsáveis pelo(a) estudante acompanhar as circulares divulgadas pelo Colégio em seu site (área exclusiva de pais/alunos no botão circulares/informativos) e as mensagens encaminhadas via SMS, e-mail institucional e aplicativo do Colégio.
  • A família se compromete a adquirir todo o material escolar exigido pelo Colégio e a fazer com que o(a) estudante cumpra o seu Regimento Escolar, especialmente no que diz respeito ao uso do uniforme completo e do cartão de controle de acesso, ao cumprimento do calendário escolar e aos horários fixados pelo Colégio, assumindo total responsabilidade pelas consequências advindas do descumprimento dessas obrigações.
  • A família está ciente de que o Colégio fundamenta sua ação educativa nos valores evangélicos, educando a partir da realidade do Carisma de Santa Paula Frassinetti, articulada com a linha Pastoral da Igreja Católica — Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
  • O Colégio complementa, por compromisso, a formação oferecida pela família ao(à) estudante.


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SEGMENTO 2
6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e
1º ao 3º ano do Ensino Médio

 

Responsável Função Horário
Kátira Coelho
katira@santadoroteia.com.br
98647-0913
Coordenadora Disciplinar/Funcional
Manhã e Tarde
Rachel Costa
rachel@santadoroteia.com.br
98646-1083
Coordenadora/Orientadora
do 6º e 7º ano/EF
Renata Berenice
renata@santadoroteia.com.br
98646-1086
Coordenadoras/Orientadora
do 8º e 9º ano/EF
Ingrid Coutinho
ingrid@santadoroteia.com.br
98872-2498

Coordenadora/Orientadora
do Ensino Médio

Supervisora Pedagógica
do 6º ao 9º ano/EF
Luciana Tenório
lucianatenorio@santadoroteia.com.br
Supervisora Pedagógica
do Ensino Médio
Renata Diniz
renatadiniz@santadoroteia.com.br

Caso a família sinta necessidade de conversar com a Orientadora/Coordenadora ou com a Supervisora, gentileza solicitar um horário pela Agenda, pelo telefone geral do Colégio (3285-2245), ou pelo telefone ou e-mail da Orientadora/Coordenadora da série. Assim, a equipe poderá atender de forma atenciosa e adequada.

HORÁRIO DE ENTRADA E DE SAÍDA

Os estudantes deverão estar no Colégio nos horários determinados no quadro:

Série Horário Aulas/Atividades contraturno
6º ano/EF

MANHÃ:
segunda, terça, quarta e sexta-feira,
das 7h15 às 11h55, e quinta-feira,
das 7h15 às 12h45.
TARDE:
segunda, terça, quinta e sexta-feira,
das 13h30 às 18h10, e quarta-feira,
das 13h30 às 19h.

 
7º ano/EF  
8º ano/EF  
9º ano/EF Segunda, terça, quarta e sexta-feira,
das 7h15 às 11h55, e
quinta-feira, das 7h15 às 12h45.
 
1º ano/EM Das 7h15 às 12h45.

2ª-feira, das 14h às 18h30.
5ª-feira, às 14h15 – simulados de acordo com o calendário 2025.

2º ano/EM 3ª-feira, das 14h às 18h30.
6ª-feira, às 14h15 – simulados de acordo com o calendário 2025.
3º ano/EM

2ª e 3ª-feira, das 14h às 18h30.
6ª-feira, às 14h15 – simulados de acordo com o calendário 2025.



PROCEDIMENTOS NA ENTRADA E NA SAÍDA

  • A pontualidade é um fator essencial no processo de ensino-aprendizagem. Atrasos e faltas às aulas poderão acarretar prejuízo pedagógico ao(à) estudante.
  • A entrada e a saída de estudantes nos horários normais serão realizadas pelos portões 1 (Rua Chicago), 2 (Rua Assunção) e 3 (Rua Venezuela) e pela Rua Califórnia (somente para crianças do Espaço Ludus).
  • A portaria 2 (Rua Assunção) e a portaria 3 (Rua Venezuela) permanecerão abertas somente nos seguintes horários: das 7h às 8h; | das 11h45 às 15h; | das 17h45 às 20h30.
  • O(A) estudante atrasado(a) ou que tiver saídas antecipadas só poderá passar pela portaria 1 (Rua Chicago).
  • O(A) estudante do 6º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio que chegar ao Colégio a partir das 7h15 (turno da manhã), das 13h30 (turno da tarde) e/ou das 13h55 (Ensino Médio) aguardará na portaria até o horário de início da aula seguinte, terá seu atraso registrado e, completando-se o 3º (terceiro) atraso, a família será contatada pelo Colégio.
  • Não será permitido chegar ao Colégio a partir do terceiro horário. Situações especiais serão avaliadas pelo(a) Coordenador(a)/Orientador(a) Educacional, mediante solicitação dos responsáveis, e, nesse caso, a entrada poderá ou não ser autorizada.
  • O(A) estudante que chegar atrasado(a) para a aula do 4º horário, que se inicia às 10h15 (após o Recreio da manhã),  de às 15h40 (após Recreio da tarde), será notificado e, no 2º (segundo) atraso, a família será contatada pelo Colégio.
  • O(A) estudante que for encontrado fora de sala em horário regular de aula, sem justificativa, será automaticamente suspenso das atividades escolares do dia seguinte.
  • A permanência de estudantes do turno da manhã após o término das aulas, às quintas-feiras, só será permitida para aqueles que têm irmãos estudando até as 12h45. Nesse dia, os estudantes deverão aguardar no ponto de encontro determinado pelo Colégio.
  • Não será permitida a permanência de estudantes nos parques, pátios, quadras e em outros ambientes externos do Colégio antes do início ou após o término das aulas.

ACESSO AO COLÉGIO - CARTÃO E LEITOR FACIAL

  • O uso do cartão de acesso ou da leitura facial é obrigatório.

    Estudantes veteranos:
      1. Para estudantes veteranos do 3º ano/EF ao 3º ano/EM, o controle de acesso será realizado por leitura facial.
      2. Caso o cartão impresso do(a) estudante que optar por utilizá-lo esteja perdido ou não estiver funcionando por mau uso, o(a) responsável deverá solicitar a 2ª via no Setor de Atendimento aos Estudantes. Para a impressão da 2ª via, será cobrada a taxa de R$ 25,00. Entretanto, será oferecida ao responsável a possibilidade do cadastramento facial sem custo.

    Estudantes novatos:

      1. Estudantes do 3º ano/EF ao 3º ano/EM farão o cadastramento da leitura facial, em tempo hábil, para o acesso ao Colégio.
      2. Estudantes que participarem de atividades extracurriculares, retornando ao Colégio no contraturno, farão o cadastramento facial em tempo hábil.

    Observações:
  • Em caso de perda ou dano do cartão impresso, o estudante ou seu responsável deve comunicar imediatamente ao Colégio para que o bloqueio seja realizado.
  • Em caso de perda do smartphone, o usuário deve comunicar imediatamente ao Colégio para o bloqueio do cartão digital e para a emissão do novo cartão.
  • A solicitação de uma nova via do cartão impresso para estudantes tem o custo de R$25,00 (vinte e cinco reais) por unidade. O pagamento é aceito somente em dinheiro, cheque ou pix e deve ser feito presencialmente no Setor de Atendimento a Estudantes (Xerox). O tempo de entrega da nova via do cartão impresso é de até 10 dias úteis a partir da data de solicitação/pagamento.


UNIFORME

  • O uso do uniforme é obrigatório. Seu objetivo é identificar os(as) estudantes como membros da comunidade escolar do Colégio Santa Dorotéia, visando à sua segurança.
  • O uniforme-padrão do Colégio é constituído de: blusa com manga (malha ou polo), calça (moletom, tactel ou legging), bermuda (moletom ou tactel), short-saia e agasalho (moletom ou tactel). A blusa sem manga e a regata são exclusivas para uso nas atividades de Educação Física. Agasalhos sem estampas, nas cores branca, cinza, preta ou azul-marinho serão permitidos.
  • Apenas estudantes do Ensino Médio poderão usar calça jeans azul-escuro.
  • Os tênis são os calçados adequados e de uso obrigatório para todos(as) os(as) estudantes, pois garantem maior proteção.
  • A partir do 6º ano/EF, o uso do jaleco branco é obrigatório para a participação nas aulas nos laboratórios de Química/Física e de Biologia.
  • Será exigido o uso do uniforme-padrão, inclusive para os(as) estudantes que retornam para atividades no extraturno.
  • É vedada a utilização, como uniforme diário do Colégio, das camisas específicas das escolas de esporte, das equipes de competição, das atividades extras e dos eventos, como Manhã em Família e Jogos Internos.
  • Em hipótese alguma será permitido o uso de: calças rasgadas, jeans claro ou preto, shorts curtos, miniblusas ou regatas, camisas de times esportivos ou uniformes de treinos, chinelos, sandálias, sapatos de plástico, sapatos de salto alto, botas, galochas, agasalhos de cores diferentes das citadas ou estampados, calças legging que não sejam do uniforme-padrão do Colégio, meias-calças coloridas e meiões. Bonés e gorros não fazem parte do uniforme e seu uso não será permitido no ambiente escolar.
  • O(A) estudante que se apresentar sem um dos itens do uniforme deverá aguardar fora da sala de aula até que a situação seja resolvida, com exceção apenas dos casos em que a solicitação de familiares, feita por escrito, na agenda, for deferida pela Coordenação/Orientação Educacional.
  • O uniforme deverá ser identificado com o nome completo da criança, em lugar de fácil visualização, para facilitar sua localização em caso de perda ou extravio. 
  • O Colégio não se responsabiliza pela perda ou pelo extravio de uniformes.


EDUCAÇÃO FÍSICA

  • O(A) estudante deverá frequentar as aulas de Educação Física com o uniforme-padrão do Colégio: camisa (com ou sem mangas), bermuda e tênis.
  • Estudantes do 6º ano/EF ao 3º ano/EM, com atestado médico, estarão dispensados(as) da atividade física, mas não da aula. Deverão, portanto, realizar atividade específica que será designada pelo(a) professor(a). O atestado médico deverá ser entregue à Coordenação/Orientação Educacional, no dia em que o(a) estudante retornar ao Colégio, sem rasuras, contendo o período de inatividade e o carimbo do médico.


MATERIAL ESCOLAR

  • Todo o material escolar e o uniforme do(a) estudante deverão ser identificados.
  • O(A) estudante deverá, diariamente, apresentar-se para as aulas com todo o material necessário, inclusive garrafa de água.
  • Após as 8h e as 14h20, nenhum material escolar será recebido na portaria do Colégio para encaminhamento aos estudantes.
  • O Colégio não autoriza, em hipótese alguma, a entrega de dinheiro a nenhum de seus profissionais para que seja encaminhado aos estudantes.
  • É responsabilidade do(a) estudante o zelo por seu material escolar e seus objetos pessoais (mochilas, fichários, livros, estojos, entre outros) na sala de aula e em todas as dependências do Colégio.
  • O(A) estudante deverá guardar objetos pessoais na mochila sempre que se ausentar da sala de aula, em especial no período do recreio, e, após o último horário, verificar se não os esqueceu na sala de aula. O Colégio não se responsabiliza pelo extravio de objetos ou dinheiro.
  • Não é permitido ao estudante trazer bolas de casa. Nos momentos adequados a jogos com bola, o Colégio fornecerá os materiais.
  • O Colégio disponibiliza o serviço de guarda de materiais nos escaninhos para estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio, cuja utilização estará condicionada à contratação do serviço junto à empresa College Box (CLIQUE AQUI E SAIBA MAIS).
  • Em caso de perda de materiais individuais ou uniforme, o(a) estudante deverá procurá-los com a disciplinária. Passados dois dias, esses objetos serão encaminhados à sala de “Perdidos e Achados”, no Prédio E. Objetos não procurados serão doados para uma instituição social ao final de cada semestre.

ENFERMARIA

  • O Colégio não administra, em hipótese alguma, medicamentos aos estudantes. Entraremos em contato com os pais e/ou responsáveis sempre que julgarmos necessário e, juntos, definiremos os encaminhamentos.
  • Se o(a) estudante necessitar fazer uso diário de algum medicamento durante o horário escolar, deverá trazê-lo para o Colégio acompanhado da orientação de dosagem e horário (receita médica), com a devida autorização dos responsáveis, por escrito.
  • É necessário comunicar ao Colégio, por escrito, casos de doenças, alergias ou quaisquer informações significativas em relação aos cuidados com a saúde do(a) estudante.
  • Em caso de febre ou de doença infectocontagiosa como conjuntivite, covid-19, gripe etc., o(a) estudante não deverá comparecer às aulas, a fim de garantir seu pronto restabelecimento e preservar a saúde dos colegas.

AVALIAÇÕES

  • É importante que os pais e/ou responsáveis fiquem atentos ao calendário escolar, observando os recessos previstos e os períodos de avaliações.
  • Os períodos de Avaliações em 2ª Chamada e do processo de Recuperação constam no calendário da
    Agenda Escolar. O cronograma específico dessas avaliações de cada Etapa será comunicado oportunamente.
  • O gabarito das Avaliações Multidisciplinares e dos Simulados Enem, realizados por estudantes do 6º ano/EF ao 3º ano/EM, será divulgado no site do Colégio e no Classroom.
  • Durante a realização de uma avaliação, é expressamente proibido qualquer tipo de comunicação entre estudantes, independentemente de seu conteúdo (exceto quando for autorizado pelos educadoesr). Caso isso ocorra, o(a) estudante terá sua prova anulada e não terá direito a realizar uma nova Avaliação em 2ª Chamada.
  • O(A) estudante que portar aparelho eletrônico, mesmo que desligado, em especial celular, fone de ouvido e relógio, durante a realização de uma avaliação, terá a prova zerada. Não será permitida a realização de outro instrumento de avaliação em caráter de 2ª Chamada.Esses aparelhos deverão ser desligados e colocados sobre a mesa do(a) responsável pela aplicação, antes do início da atividade avaliativa.
  • O(A) estudante terá igualmente sua avaliação anulada em caso de atitude ou tentativa de “cola”, bem como de facilitação de “cola” para colegas, sem direito à Avaliação em 2ª Chamada.
  • Qualquer questionamento quanto à correção de questões avaliativas deverá ser apresentado pelo(a) estudante no ato do recebimento da avaliação corrigida. No caso de estudantes do 1º ao 5º ano/EF, os familiares responsáveis deverão apresentar qualquer questionamento, por escrito, em um documento à parte.
  • Para estudantes do 6º ano/EF ao 3º ano/EM, não será aceito questionamento da correção feita pelo(a) professor(a) se a referida questão tiver sido respondida a lápis e se não houver seu nome completo em todas as folhas da avaliação.
  • O resultado das avaliações será lançado no Boletim Eletrônico, em até 10 (dez) dias úteis após sua aplicação.
  • No início de cada Etapa, o Colégio publicará em seu site uma circular com a programação acadêmica do período letivo vigente, inclusive o Cronograma de Avaliações Parciais, Trimestrais, Módulos, Simulados Enem e Multidisciplinares.

 

2ª CHAMADA DE AVALIAÇÕES

  • Todo(a) estudante que não realizar uma Avaliação com valor superior a 4,0 pontos, terá o direito de realizá-la em 2ª Chamada.
  • O(A) estudante que perder as Avaliações Diversificadas, com valor acima de 4,0 pontos, realizará a Avaliação em 2ª Chamada. As Atividades Diversificadas, com valor inferior ou igual a 4,0 pontos, não realizadas deverão ser justificadas ao professor, que decidirá a forma de reposição.
  • As Avaliações em 2ª Chamada contemplam todo o conteúdo da Etapa.
  • O(A) estudante que perder a(s) prova(s) da etapa ou avaliação(avaliações) parcial (parciais) estará previamente inscrito pela Coordenação para a(s) prova(s) em 2ª Chamada de Avaliação.
  • Ao final da etapa, o(a) responsável financeiro(a) receberá um e-mail com as informações relativas à(s) prova(s) inscrita(s), constando o valor a ser pago e as instruções para o pagamento.
  • A confirmação da inscrição se dará mediante o pagamento da inscrição prévia e do envio do comprovante de pagamento.
  • ATENÇÃO: o Colégio não oferece nenhuma atividade avaliativa em 3ª Chamada.

 

PROCESSO DE RECUPERAÇÃO

  • É dever e responsabilidade exclusiva do(a) estudante e de seus responsáveis observar as datas que serão divulgadas e realizar a inscrição para a Recuperação.
  • As inscrições para a Recuperação serão realizadas por meio do site do Colégio.
  • O Processo de Recuperação Final contempla todo o conteúdo do ano letivo.
  • ATENÇÃO: não há 2ª Chamada de Recuperação.



CENTRO DE ESTUDOS E PESQUISAS

Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, das 7h às 18h.

Empréstimos e devoluções:

  • Cada leitor poderá retirar até 2 (dois) livros por vez.
  • O prazo de empréstimo é de 7 (sete) dias, podendo ser renovado caso não haja reserva.
  • A renovação pode ser solicitada pelo telefone do Colégio, (31) 3285-2245, ramal 217.
  • As devoluções devem ser realizadas somente para os profissionais do Centro de Estudos. É proibido entregar os livros para demais funcionários ou entregá-los nas portarias e recepções do Colégio. Se houver atraso na devolução, será cobrada multa de R$ 0,50 (cinquenta centavos) por dia, por cada livro, incluindo finais de semana e feriados.
  • Em caso de perda ou dano ao material, o(a) estudante deverá comunicar ao Centro de Estudos, que verificará a forma de restituição da obra.


TRANSPORTE ESCOLAR

  • O Colégio Santa Dorotéia não oferece nem se responsabiliza pelos serviços de transporte escolar que atendem às famílias dos estudantes.
  • Pedimos aos pais que tenham atenção, cuidado e acompanhem a contratação desses serviços.
  • O profissional contratado deverá responsabilizar-se pelo trânsito do(a) estudante nos horários de entrada e de saída, e também pelo bem-estar e pela boa convivência entre colegas durante o uso desse transporte.


AMBIENTE ESCOLAR

Para a garantia de um ambiente escolar saudável, o(a) estudante deverá:

  • zelar pela limpeza e conservação das instalações, dependências, materiais, móveis e utensílios, ressarcindo o Colégio dos danos por ele(a) causados;
  • não incitar os colegas a praticar atos de indisciplina nem colaborar em faltas coletivas.

SEGURANÇA E BEM-ESTAR

  • Durante o horário das aulas, o recinto do Colégio é destinado exclusivamente aos(às) estudantes, não sendo, portanto, permitida a permanência de pessoa que não integre o corpo discente, docente ou que não seja funcionário(a) do Colégio.
  • Não é permitida a permanência de estudantes do 1º ao 5º Ano/EF nas dependências do Colégio além do horário das atividades acadêmicas. Quando liberados, irmãos/irmãs de estudantes do Segmento 2 devem aguardar o fim do 6º horário no local determinado pela Coordenação.
  • Estudantes do 6º/EF ao 3º ano/EM só poderão permanecer nas dependências do Colégio fora do horário de atividades acadêmicas com autorização prévia e escrita da Coordenação/Orientação Educacional.
  • Não é permitido, nas dependências do Colégio, o porte de estilete ou de outros materiais que ofereçam risco à integridade física de estudantes, professores e funcionários(as).
  • O Colégio não informa dados pessoais ou números de telefones de estudantes, familiares e educadores, conforme a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).
  • O Colégio não se responsabiliza por brincadeiras, comemorações e atitudes, fora de suas dependências, que possam trazer consequências desagradáveis para o(a) estudante e para a sua família, com exceção feita a situações em que há interferência no ambiente escolar.
  • O Colégio solicita que não seja entregue dinheiro a nenhum de seus profissionais para ser encaminhado a estudantes.
  • A Diretoria esclarece aos familiares e à comunidade escolar que o Colégio não apoia e não é parceiro de empresas que organizam festas, eventos e viagens com seus(suas) estudantes. Portanto, está impossibilitado e desobrigado de exercer postura de vigilância para com osestudantes, sendo dever dos familiares (ou do responsável legal) a autorização e/ou o acompanhamento para participação nessas atividades.
  • O Colégio não permite que reuniões, com o objetivo de organização de festas ou eventos promovidos por comissões de formatura, empresas terceirizadas ou outras festas organizadas pelos(as) próprios(as) estudantes, sem participação ou vínculo com o Colégio, sejam realizadas no ambiente escolar.
  • Por força de lei, não ministramos medicamentos aos estudantes.
  • O Colégio disponibiliza o “Conte Comigo”, um canal on-line para acolher relatos de estudantes do Santa Dorotéia que precisam de ajuda diante de dificuldades relacionais e comportamentais, incômodos ou situações conflituosas vividas ou observadas na comunidade estudantil. As informações enviadas são tratadas em absoluto sigilo pela Orientação Educacional e visam à escuta atenta e cuidadosa para dar o apoio necessário a qualquer demanda. O link de acesso ao “Conte Comigo” está disponível no Classroom, via conta Google institucional do(a) estudante.


APARELHOS ELETRÔNICOS E CELULARES

  • Em conformidade a Lei Federal 15.100, de 13 de janeiro de 2025, o Colégio não autoriza a utilização de aparelhos eletrônicos ou celulares de qualquer natureza durante as atividades escolares, nas sala de aula, corredores, pátios e demais ambientes pedagógicos e recreativos, exceção feita em situações em que, com finalidade pedagógica, com autorização e acompanhamento do(a) Professor(a), necessariamente como meio de garantir a acessibilidade, a inclusão e os direitos fundamentais, ou para a tender às condições de saúde dos estudantes.

    CLIQUE AQUI E CONSULTE O PROTOCOLO DE RESTRIÇÃO DO USO DE APARELHOS ELETRÔNICOS PORTÁTEIS PESSOAIS POR ESTUDANTES.

  • A reincidência do(a) estudante na utilização de qualquer aparelho eletrônico poderá acarretar, também, na apreensão do aparelho junto à Direção, com entrega apenas ao responsável.
  • O Colégio cumprirá com seu dever de educar estando limitado seu dever ao acompanhamento e à vigilância do(a) estudante estritamente em seu perímetro físico escolar e ao uso de recursos institucionais não alcançando ambientes digitais e/ou recursos particulares trazidos pelo(a) estudante.
  • O Colégio poderá solicitar ao(à) estudante que apague e/ou remova conteúdos que estejam em recursos educacionais de tecnologia da informação e comunicação (RETICs) do(a) estudante na internet, das mídias sociais e/ou aplicativos, sempre que eles oferecerem riscos aos demais ou forem contrários à ética, à moral, aos bons costumes, à legislação nacional vigente ou afetem o bom relacionamento da comunidade escolar ou possam configurar algum tipo de dano ao Colégio.

 

FOTOS, FILMAGENS E GRAVAÇÕES

Não é permitido aos estudantes, familiares ou visitantes fotografar, gravar, filmar, publicar e/ou compartilhar imagens de dentro da sala de aula e/ou das demais dependências do Colégio sem autorização prévia da Coordenação ou da Direção.

 

PLATAFORMAS DIGITAIS

  • Os conteúdos do Colégio são divulgados no site (santadoroteia.com.br), no aplicativo institucional e nas circulares impressas, sendo proibida a cópia, a reprodução ou o compartilhamento sem autorização prévia.
  • O Colégio não recomenda a formação de grupos de estudantes em aplicativos de mensagem (WhatsApp, Telegram e outros), principalmente grupos intitulados com o número da turma e/ou o nome (ou parte do nome e siglas) da Instituição.
  • O Colégio não autoriza o uso dos seus elementos de identidade de marca gráfica (nominativas, brasão, logotipos, entre outros) para a criação de perfis/páginas nas redes sociais. Qualquer perfil/página que eventualmente use esses elementos será removido e o(a) autor(a) estará sujeito(a) a medidas socioeducativas, conforme previsto no item 15.
  • Não é permitido aos estudantes o uso de fotos, áudios e vídeos produzidos no Colégio em suas redes sociais e páginas pessoais na internet sem autorização prévia.
  • A Diretoria do Colégio Santa Dorotéia adverte: o(a) estudante que fizer acesso não autorizado a contas de e-mails e/ou redes sociais de terceiros (colegas, educadores ou instituição) estará sujeito(a) às medidas socioeducativas aplicáveis.


PROIBIÇÕES

É expressamente proibido aos(às) estudantes:

  • Entrar na Sala dos Professores.
  • Portar e/ou fazer uso de cigarros, inclusive cigarros eletrônicos, ou de bebidas alcoólicas nas dependências do Colégio e/ou em Dias de Formação, Dia “D”, Festa Junina, Trabalhos de Campo, entre outros eventos.

Não é permitida a comercialização, por estudantes, pais ou responsáveis, de quaisquer produtos, no dia a dia, nos pátios ou dependências internas do Colégio, bem como a divulgação de materiais de propaganda.


MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS APLICÁVEIS AOS ESTUDANTES

O Colégio Santa Dorotéia fará, quando necessário, intervenções educativas que ajudem o(a) estudante a reconhecer, corrigir e superar suas faltas, omissões e transgressões quanto a atitudes, postura e conduta, considerando a gravidade delas e tendo como critério o bem da comunidade.

De acordo com o Regimento Escolar do Colégio Santa Dorotéia, o(a) estudante que cometer infrações estará sujeito(a) às seguintes sanções:

  • advertência verbal;
  • advertência escrita;
  • retirada do(a) estudante da aula ou da atividade;
  • suspensão temporária;
  • assinatura de Termo de Compromisso pelos responsáveis;
  • cancelamento da matrícula.

Conforme a gravidade da infração cometida, poderá ser aplicada qualquer uma dessas sanções, independentemente da ordem em que foram acima descritas.

Observações:
A suspensão é uma punição grave e será aplicada quando se fizer necessária. O desrespeito ao(à) professor(a), a falsificação de assinatura em comunicados, boletins, bilhetes e avaliações, a agressão física entre colegas, o uso de termos de baixo calão, o não comparecimento à aula estando dentro do Colégio, o abandono das dependências do Colégio sem autorização expressa do(a) Coordenador(a) são motivos, entre outros, para a suspensão. Caberá à Coordenação e à Diretoria analisar a gravidade de cada caso e tomar as medidas necessárias.

O(a) estudante suspenso(a) poderá ter seu pedido de 2ª Chamada indeferido, mas poderá participar do Processo de Recuperação da Aprendizagem.

COMUNICAÇÃO ENTRE FAMÍLIA E COLÉGIO

  • Agendamento presencial.
  • E-mails e contatos telefônicos. É de fundamental importância que os familiares mantenham seus dados pessoais, em especial seus telefones de contato e endereços residencial e eletrônico, atualizados na Secretaria do Colégio, para que possamos manter o contato com as famílias em tempo hábil.
  • Agenda escolar – espaço COMUNICADOS COLÉGIO/FAMÍLIA (páginas finais da agenda). A agenda escolar é fornecida ao(à) estudante e deverá ser trazida todos os dias. Em caso de perda ou ocorrência de dano que a descaracterize, nova agenda deverá ser adquirida pelo(a) estudante ou responsável, mediante o pagamento no Setor de Atendimento a Estudantes.
  • A agenda é um instrumento indispensável de comunicação entre Colégio e familiares, que deverão verificar constantemente a existência de registros e assiná-los. Caso o(a) estudante receba em sua agenda um registro feito pelo(a) professor(a) ou pela Coordenação, é seu dever apresentá-lo aos familiares para que tomem ciência da anotação e a assinem. De igual forma, a agenda deverá ser utilizada pelos familiares para todo e qualquer comunicado e/ou solicitação a serem enviados aos profissionais da Equipe Educacional.
  • Colégio oferece aplicativo gratuito para celular, disponibilizado nas lojas Play Store e Apple Store. Nesse aplicativo, é possível acompanhar as notas das avaliações (Ensino Fundamental e Médio), consultar horários de aulas e dados financeiros (acesso exclusivo para os responsáveis financeiros), visualizar avisos do Colégio, receber notificações, dentre outras funcionalidades.


COMPROMISSO FAMÍLIA/COLÉGIO

  • É responsabilidade dos pais e/ou responsáveis o acompanhamento sistemático do desempenho acadêmico do(a) filho(a), utilizando-se, sobretudo, da visualização dos resultados avaliativos pelo boletim on-line ou pelo aplicativo de celular.
  • Caso o(a) estudante não obtenha um resultado satisfatório no processo de ensino-aprendizagem, é responsabilidade dos pais e/ou responsáveis entrar em contato com o(a) Coordenador(a)/Orientador(a) Educacional do ano cursado para agendamento de entrevista.
  • No intuito de acompanhar o processo de ensino-aprendizagem do educando, seus pais e/ou responsáveis assumem o compromisso de comparecer ao Colégio todas as vezes em que forem convocados ou, por iniciativa própria, quando julgarem necessário. Nesse caso, recomenda-se o agendamento prévio com o(a) Coordenador(a)/Orientador(a) Educacional do ano cursado.
  • É dever dos pais e/ou responsáveis pelo(a) estudante acompanhar as circulares divulgadas pelo Colégio em seu site (área exclusiva de pais/alunos no botão circulares/informativos) e as mensagens encaminhadas via SMS, e-mail institucional e aplicativo do Colégio.
  • Em caso de falta às aulas, será de responsabilidade do(a) estudante inteirar-se dos conteúdos e das atividades, sobretudo as avaliativas, realizadas e/ou agendadas em sua ausência. É indispensável que o responsável mantenha seus dados atualizados na Secretaria para que receba as informações.
  • A família se compromete a adquirir todo o material escolar exigido pelo Colégio e a fazer com que o(a) estudante cumpra o seu Regimento Escolar, especialmente no que diz respeito ao uso do uniforme completo e do cartão de controle de acesso, ao cumprimento do calendário escolar e aos horários fixados pelo Colégio, assumindo total responsabilidade pelas consequências advindas do descumprimento dessas obrigações.
  • A família está ciente de que o Colégio fundamenta sua ação educativa nos valores evangélicos, educando a partir da realidade do Carisma de Santa Paula Frassinetti, articulada com a linha Pastoral da Igreja Católica — Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
  • O Colégio complementa, por compromisso, a formação oferecida pela família ao(à) estudante.

 

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Conselho Diretor

Diretora-Geral:
Irmã Sueellen Machado da Silva   |   ir.sueellen@santadoroteia.com.br

Diretora Administrativa:
Zuleica Reis Ávila   |   zuleica@santadoroteia.com.br

Diretora Pedagógica:
Tânia Márcia Araújo  |   tania@santadoroteia.com.br

Coordenadora do Segmento 1:
Alessandra Nascimento de Paula   |   alessandra@santadoroteia.com.br

Coordenadora do Segmento 2:
Sandra Mara Moreira Alves   |   sandra@santadoroteia.com.br

Coordenadora Admnistrativo-Financeira:
Leila Marce Monteiro Moreira Dias   |   leila@santadoroteia.com.br

 

 

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