SAÚDE MENTAL, BEM-ESTAR E
COMBATE AO BULLYING
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Plano de Ações para Promover a Saúde Mental,
o Bem-Estar e Combater o Bullying no Ambiente Escolar
 

Objetivo Geral

Criar um ambiente escolar seguro, inclusivo e saudável, no qual todos os estudantes se sintam respeitados, valorizados e livres de bullying.

 

1 — Sensibilização e educação

  • Realizar palestras e workshops sobre o impacto do bullying no bem-estar mental e emocional dos estudantes.
  • Incorporar os temas bullying, saúde mental e bem-estar emocional ao currículo escolar, abordando-os de maneira interdisciplinar em diversas disciplinas.
  • Organizar atividades extracurriculares, como peças teatrais, debates e campanhas de conscientização sobre o bullying e seus efeitos negativos.

2 — Fortalecimento da comunidade escolar

  • Realizar reuniões periódicas com pais e responsáveis para discutir questões relacionadas ao bullying, compartilhar recursos e promover parcerias para lidar com o problema em casa e no Colégio.
  • Criar um ambiente de apoio mútuo entre os estudantes, incentivando a empatia, a tolerância e o respeito às diferenças por meio de programas de mentoria entre estudantes mais velhos e mais novos.

3 — Políticas antibullying

  • Informações e código de conduta claro e abrangente que defina o bullying, suas consequências e os procedimentos para relatar e lidar com incidentes de maneira adequada e eficaz.

 

 

 

  • Protocolos de intervenção imediata em casos de bullying, incluindo medidas disciplinares para os agressores e suporte para as vítimas.
  • Treinamento regular para professores, funcionários e estudantes sobre como reconhecer, prevenir e lidar com o bullying de forma proativa e eficiente.

4 — Monitoramento e avaliação

  • Sistemas de monitoramento para acompanhar a incidência de bullying e avaliar a eficácia das medidas preventivas e de intervenções adotadas.
  • Pesquisas de clima escolar e entrevistas com estudantes para identificar áreas de melhoria e ajustar as estratégias conforme necessário.
  • Celebrar e reconhecer os esforços e as conquistas da comunidade escolar na promoção de um ambiente seguro e acolhedor para todos.

5 — Parcerias externas e recursos comunitários

  • Parcerias com organizações locais, como centros de saúde mental, ONGs e instituições governamentais, para fornecer suporte adicional e recursos para lidar com o bullying e suas consequências.
  • eventos e campanhas comunitárias que visem combater o bullying e promover o bem-estar mental e emocional dos estudantes.

6 — Avaliação de resultados

  • avaliações regulares para medir o impacto das iniciativas antibullying e identificar as áreas de sucesso e as oportunidades de melhoria.
  • Compartilhamento dos resultados e as lições aprendidas com outras escolas e comunidades, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro e inclusivo em toda a região.

7 — Acompanhamento e manutenção

  • Manter o compromisso contínuo com a prevenção do bullying e a promoção do bem-estar, integrando esses valores à cultura escolar de forma permanente.
  • Fornecer apoio contínuo e recursos para estudantes, pais, professores e funcionários, garantindo que todos se sintam capacitados e responsáveis por criar e manter um ambiente escolar positivo e acolhedor.

IMPORTANTE: esse plano abrangente visa não apenas abordar o bullying quando ele ocorre, mas também criar uma cultura escolar que promova o respeito, a compaixão e o bem-estar de todos os membros da comunidade.

 

Este plano é desenvolvido com toda a comunidade escolar

ESTUDANTES

  • Rodas de conversas quinzenais com temas relevantes para os estudantes, como emoções, espiritualidade, escolhas, sentimentos, respeito, relacionamento etc. Os temas das rodas de conversas serão divulgados previamente.
  • Projetos da Educação Infantil: Conhecendo as Emoções; Emoções para Valer; Amigos da Paz: juntos por um mundo melhor. A orientadora trabalhará com as professoras regentes.
  • Projetos do 1º e 2º Ano/EF: Eu e o outro e Conversando com as Minhas Emoções. A orientadora trabalhará com as professoras regentes.
  • Projetos do 3º, 4º e 5º an/EFo: As orientadoras trabalharão com as professoras de FHC.
  • 6º ao Ensino Médio: roda de conversa.
  • Projeto Dorotéia Sem Bullying, com o envolvimento do Grêmio e de representantes de turma, e do Programa de Voluntariado das Relações Saudáveis.
  • Atuação dos voluntários no recreio, ajudando estudantes que eventualmente tenham problemas ou que estão sozinhos.
  • Palestras para os estudantes sobre bullying, ciberbullyng e outros.

PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
Plano de acolhimento aos professores com o objetivo de prepará-los para receber e criar estratégias com estudantes. Faremos diferentes atividades nas reuniões pedagógicas, como:

  • dinâmicas;
  • textos de reflexões;
  • acolhidas diferentes, com mensagens curtas, toda terça-feira;
  • palestras e workshops sobre diferentes temas relacionados ao olhar diferenciado com estudantes;
  • retiros.

FAMÍLIAS

  • Parcerias com famílias, especialistas (médicos, psicólogos e psiquiatras para realizar momentos de troca, palestras e lives com estudantes e familiares).
  • Grupos de familiares para desenvolvermos temas que os façam refletir sobre a relação familiar, a escuta, a importância do diálogo, o bullying e o ciberbullyng, entre outros.


Observação: as famílias farão inscrições prévias para o envio de possíveis materiais a serem utilizados nas rodas de conversa (textos, slides e arquivos).

 

 

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