Plano de Ações para Promover a Saúde Mental,
o Bem-Estar e Combater o Bullying no Ambiente Escolar
Objetivo Geral
Criar um ambiente escolar seguro, inclusivo e saudável, no qual todos os estudantes se sintam respeitados, valorizados e livres de bullying.
1 — Sensibilização e educação
Realizar palestras e workshops sobre o impacto do bullying no bem-estar mental e emocional dos estudantes.
Incorporar os temas bullying, saúde mental e bem-estar emocional ao currículo escolar, abordando-os de maneira interdisciplinar em diversas disciplinas.
Organizar atividades extracurriculares, como peças teatrais, debates e campanhas de conscientização sobre o bullying e seus efeitos negativos.
2 — Fortalecimento da comunidade escolar
Realizar reuniões periódicas com pais e responsáveis para discutir questões relacionadas ao bullying, compartilhar recursos e promover parcerias para lidar com o problema em casa e no Colégio.
Criar um ambiente de apoio mútuo entre os estudantes, incentivando a empatia, a tolerância e o respeito às diferenças por meio de programas de mentoria entre estudantes mais velhos e mais novos.
3 — Políticas antibullying
Informações e código de conduta claro e abrangente que defina o bullying, suas consequências e os procedimentos para relatar e lidar com incidentes de maneira adequada e eficaz.
Protocolos de intervenção imediata em casos de bullying, incluindo medidas disciplinares para os agressores e suporte para as vítimas.
Treinamento regular para professores, funcionários e estudantes sobre como reconhecer, prevenir e lidar com o bullying de forma proativa e eficiente.
4 — Monitoramento e avaliação
Sistemas de monitoramento para acompanhar a incidência de bullying e avaliar a eficácia das medidas preventivas e de intervenções adotadas.
Pesquisas de clima escolar e entrevistas com estudantes para identificar áreas de melhoria e ajustar as estratégias conforme necessário.
Celebrar e reconhecer os esforços e as conquistas da comunidade escolar na promoção de um ambiente seguro e acolhedor para todos.
5 — Parcerias externas e recursos comunitários
Parcerias com organizações locais, como centros de saúde mental, ONGs e instituições governamentais, para fornecer suporte adicional e recursos para lidar com o bullying e suas consequências.
eventos e campanhas comunitárias que visem combater o bullying e promover o bem-estar mental e emocional dos estudantes.
6 — Avaliação de resultados
avaliações regulares para medir o impacto das iniciativas antibullying e identificar as áreas de sucesso e as oportunidades de melhoria.
Compartilhamento dos resultados e as lições aprendidas com outras escolas e comunidades, contribuindo para um ambiente escolar mais seguro e inclusivo em toda a região.
7 — Acompanhamento e manutenção
Manter o compromisso contínuo com a prevenção do bullying e a promoção do bem-estar, integrando esses valores à cultura escolar de forma permanente.
Fornecer apoio contínuo e recursos para estudantes, pais, professores e funcionários, garantindo que todos se sintam capacitados e responsáveis por criar e manter um ambiente escolar positivo e acolhedor.
IMPORTANTE: esse plano abrangente visa não apenas abordar o bullying quando ele ocorre, mas também criar uma cultura escolar que promova o respeito, a compaixão e o bem-estar de todos os membros da comunidade.
Este plano é desenvolvido com toda
a comunidade escolar
ESTUDANTES
Rodas de conversas quinzenais com temas relevantes para os estudantes, como emoções, espiritualidade, escolhas, sentimentos, respeito, relacionamento etc. Os temas das rodas de conversas serão divulgados previamente.
Projetos da Educação Infantil: Conhecendo as Emoções; Emoções para Valer; Amigos da Paz: juntos por um mundo melhor. A orientadora trabalhará com as professoras regentes.
Projetos do 1º e 2º Ano/EF: Eu e o outro e Conversando com as Minhas Emoções. A orientadora trabalhará com as professoras regentes.
Projetos do 3º, 4º e 5º an/EFo: As orientadoras trabalharão com as professoras de FHC.
6º ao Ensino Médio: roda de conversa.
Projeto Dorotéia Sem Bullying, com o envolvimento do Grêmio e de representantes de turma, e do Programa de Voluntariado das Relações Saudáveis.
Atuação dos voluntários no recreio, ajudando estudantes que eventualmente tenham problemas ou que estão sozinhos.
Palestras para os estudantes sobre bullying, ciberbullyng e outros.
PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS
Plano de acolhimento aos professores com o objetivo de prepará-los para receber e criar estratégias com estudantes. Faremos diferentes atividades nas reuniões pedagógicas, como:
dinâmicas;
textos de reflexões;
acolhidas diferentes, com mensagens curtas, toda terça-feira;
palestras e workshops sobre diferentes temas relacionados ao olhar diferenciado com estudantes;
retiros.
FAMÍLIAS
Parcerias com famílias, especialistas (médicos, psicólogos e psiquiatras para realizar momentos de troca, palestras e lives com estudantes e familiares).
Grupos de familiares para desenvolvermos temas que os façam refletir sobre a relação familiar, a escuta, a importância do diálogo, o bullying e o ciberbullyng, entre outros.
Observação: as famílias farão inscrições prévias para o envio de possíveis materiais a serem utilizados nas rodas de conversa (textos, slides e arquivos).