Turmas do 2º desenvolvem atividade prática e divertida nas aulas de ciências
Aprender sobre as plantas e seu desenvolvimento, descrever suas características e analisar as relações entre o ambiente e os demais seres vivos são algumas das habilidades trabalhadas nas aulas de ciências do 2º ano do ensino fundamental prevista pela BNCC.
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Pensando em trabalhar essas habilidades de maneira divertida, prática e prazerosa, a equipe de professoras do 2º ano elaborou o projeto “Pequenos cientistas em: Semeando ideias”. Neste projeto, os alunos tiveram a oportunidade de realizar o plantio de sementes de feijão de cinco maneiras diferentes. São elas:
Vaso 1 – a semente foi plantada em terra adubada, recebendo luz do sol e água todos os dias.
Vaso 2 – a semente foi plantada em terra adubada, recebendo luz do sol, mas não recebeu água em nenhum dia da experiência.
Vaso 3 – a semente foi plantada em terra adubada, recebendo luz do sol por dentro de uma caixa com orifícios. Recebeu água todos os dias.
Vaso 4 – a semente foi plantada em terra adubada, recebeu agua duas vezes por semana e não recebeu iluminação.
Vaso 5 – a semente não recebeu terra adubada, apenas água e luz do sol.
Em prazos determinados pelo projeto, as crianças observam de perto o desenvolvimento da planta e registram suas observações no manual do Pequeno Cientista. Em cada uma das observações, as crianças discutem as mudanças ocorridas a planta com o passar dos dias e dos cuidados (ou falta de cuidados) que cada planta necessita. O projeto e outras atividades relacionadas ao desenvolvimento das plantas serão trabalhadas até o final da 1ª etapa letiva.
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