Post Details


Crianças do Doroteia aprendem através da interação social

05 nov Wesley Roque 0 Atividades

O Campo de Experiência O Eu, o outro e o nós, proposto na Base Nacional Comum Curricular, enfatiza a importância de a criança aprender práticas sociais através da interação com seus pares. Para isso, é importante proporcionar vivências que trabalhem a identidade de cada criança e valores como a partilha, o respeito pelo próximo e a importância da amizade.

Nas fotos abaixo, alunos do Maternal 2 e Maternal 3 vivenciam atividades de consciência corporal, relaxamento, reconhecimento de amigos e exercício de gratidão para com colegas de sala.

 

A BNCC salienta a importância de a criança experienciar o mundo através de seu corpo. São nas atividades mão na massa que a criança conhece o seu entorno e desenvolve habilidades motoras grossas e finas. Nas fotos abaixo, alunos do Infantil 1 trabalham a capacidade de registro de imagens a partir de um tema, alinhado com o campo de experiência Traços, Sons, Cores e Formas, assim como habilidades de coordenação motora fina, de encontro ao campo de Experiência Corpo, Gestos e Movimentos.

 

 

O Colégio Santa Dorotéia foi invadido por dinossauros! Os alunos do Infantil 2 brincaram e aprenderam bastante nas aulas em inglês sobre dinossauros. Na atividade abaixo, as crianças trabalham com a expressão corporal ao incorporarem a ideia da brincadeira: ser um dinossauro por um dia!

 

 

 

 

Os alunos do primeiro ano do Ensino Fundamental foram ao Armazém do Doró aprender sobre valores de moedas e cédulas. Através de situações cotidianas, tais como fazer compras, as crianças aprendem sobre habilidades matemáticas em inglês, de maneira divertida e envolvente.

 

 

 

 

A Base Nacional Comum Curricular propõe, na Área de Linguagens, habilidades relacionadas à Arte, como a experimentação de diferentes formas de expressão artística e as relações processuais entre diversas linguagens artísticas.

O 4º ano do Ensino Fundamental desenvolveu estas habilidades em um projeto que integrou linguagens diversas e culminou na produção, em grupos, de telas sobre suas partes preferidas do colégio.

Os alunos do 5º ano trabalharam, em suas aulas em inglês, alguns elementos que compõem as identidades de países e continentes do mundo. A atividade trabalhou habilidades de pesquisa, produção de texto e de oratória, uma vez que as descobertas realizadas pelos alunos foram apresentadas aos colegas de sala.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário