Esporte Escolar – Formação para a vida!

Sempre parto do princÃpio que o esporte proporciona diversos benefÃcios, desde que bem orientado. Quem já esteve dentro de uma quadra ou um campo esportivo sabe muito bem o instrumento transformador que o esporte pode ser. No Colégio Santa Dorotéia – BH, temos muitas equipes esportivas. Treinamos, competimos e queremos ganhar. No entanto, estamos em um ambiente escolar e o foco na formação dos alunos deve estar sempre acima de qualquer outro objetivo. Enfatizar valores como respeito, honestidade, empatia, cooperação e justiça, liderança e muitos outros é papel fundamental das instituições educadoras.
No ano de 2019, as equipes de handebol do Colégio Santa Dorotéia – BH disputaram diversos torneios escolares. Lograram bons resultados como podemos ver:
TORNEIO METROPOLITANO – FEEMG
– Sub12 feminino: 4º lugar – Chave Prata
– Sub14 feminino: 2º lugar – Chave Prata
– Sub16 feminino: 4º lugar – Chave Ouro
– Sub18 feminino: 3º lugar – Chave Prata
– Sub14 masculino: 5º lugar – Geral
– Sub16 masculino: 2º lugar – Chave Prata
– Sub18 masculino: 5º lugar – Chave Ouro
TORNEIO JEBH – FEEMG
– Sub14 feminino: 4º lugar
– Sub18 feminino: 4º lugar
– Sub14 masculino: 2º lugar
– Sub18 masculino: 4º lugar
Além de divulgarmos as colocações nos torneios, destacamos aqui os relatos dos alunos / atletas que, durante todo o ano de 2019, se aperfeiçoaram técnica e taticamente, mas, principalmente, desenvolveram-se como pessoas, tornando-se cada vez mais capazes de atuar, de forma crÃtica e consciente, em prol de uma sociedade melhor e mais justa.
Kleber Leonardo Soares – Treinador das Equipes de Handebol
¨Fiz parte da equipe de handebol por 7 anos, uma atividade que além de esporte era minha diversão, meu porto seguro e minha felicidade. Era nos treinos que eu me desligava dos problemas da vida e junto das minhas colegas que, graças a essa atividade, viraram grandes amigas pra vida e, foram esses momentos que fizeram eu me apaixonar e me apegar ainda mais a esse esporte. Não podia deixar de exaltar o meu técnico – Kleber Leonardo, que me conheceu quando eu ainda era uma menina muito difÃcil de lidar e com seu jeito paciente e carinhoso me ajudou a ser a pessoa que sou hoje, buscando melhorar e melhorar sempre!Â
Depois de 7 anos, estou me despedindo dessa escola que fez parte de metade da minha vida e que, participou de forma imensa na minha formação como cidadã. O handebol teve uma grande parcela nisso, pois ele me ensinou a respeitar os outros, a ajudar e amar o próximo, atitudes que honram o ser humano e que, no mundo atual em que vivemos, fazem toda a diferença.
Obrigada Kleber e direção por tudo! Hoje saio daqui com o coração apertado, mas com muito orgulho e admiração pela minha formação e creio que, muitos valores aprendidos na vivência do handebol vão me fazer uma pessoa capaz de mudar a sociedade, com muito amor, leveza e carinho – formas com que eu sempre fui tratada pela equipe Santa Dorotéia.¨
– Maria Eduarda Zeymer Gontijo / 232
¨Jogar handebol foi uma experiência incrÃvel no colégio! O espÃrito competitivo aflora, a vontade de vencer e a coletividade são valores absorvidos em todos esses 5 anos. Muito mais que uma equipe e um treinador, amigos e histórias que ajudam na formação do aluno e do cidadão! Hand é vida!¨
 – Arthur Machado Friedrich / 231
¨Meu nome é Pedro Martins, e sou atleta da equipe de handebol masculino do Colégio Santa Dorotéia. Este ano, ao participar da equipe, eu não só evolui como jogador do esporte e sim como pessoa. Todo esse aprendizado eu agradeço ao meu técnico, o Kleber, com quem sei que posso sempre contar. Participar do handebol este ano foi muito gratificante, já que aprendi a exercer a humildade acima de tudo.¨
– Pedro Martins Pessoa / 85
¨Não sei o que dizer sobre a minha equipe. São tantas emoções que não cabem em palavras. Faz cinco anos que estou na equipe de Handebol do Dorotéia, e não me lembro de uma vez que pensei em sair. Quando penso no inÃcio, só lembro de coisas boas, amizades, aprendizado e risada. E assim foi até aqui, essa equipe tornava minha semana muito melhor, eu chegava nos treinos e saÃa, sempre, muito mais feliz, e eu acho que esse é o mais importante da equipe e do esporte. Quando vou para os treinos de noite, minha mãe à s vezes fala: Bernardo, será que você não pode faltar hoje pra descansar? E eu sempre respondo que estaria deixando de fazer a coisa que mais gosto e que mais espero no dia pra fazer.
Eu cresci muito com a equipe, aprendi a trabalhar em equipe, a sempre respeitar o outro e a ser mais humilde, só tenho a agradecer por ter tido a oportunidade de participar de um grupo tão bacana que é o nosso. Lembro até hoje do meu primeiro jogo, contra o Novos Tempos de Contagem, em 2015. Nós perdemos feio, mas eu lembro que saà muito feliz. Perdendo ou ganhando sempre procurei olhar pro lado melhor, que era jogar, apenas. É claro que a gente fica mais feliz com a vitória, mas a derrota é aprendizado. Meu pai me disse um ditado uma vez : “ Quem não valoriza o bronze, nunca ganhou uma medalha.
Então só gostaria de agradecer ao Kleber e a todos os treinadores por simplesmente nos ensinarem como sermos melhores. A equipe, os treinos e os jogos serão algo que eu vou levar pra vida toda, vou lembrar quando for mais velho e sempre terei orgulho de um dia ter sido atleta do Dorotéia.”
– Bernardo Ramos Barbosa / 221







