Infantil – competências investigativas se iniciam na infância
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Ampliar o conhecimento de mundo, ser curiosa e investigadora faz parte do cotidiano das turmas do Infantil. Quando as crianças perguntam, compartilham informações sobre os fenômenos da natureza, cultura ou fatos estão exercitando o processo cognitivo de análise que envolve comparações, aproximações, inferência, levantamento de hipótese e conclusões. Foi isso que aconteceu no Infantil, crianças de 5 a 6 anos, ao mergulharem na vida dos dinossauros. Leram livros informativos, assistiram aos vídeos, conheceram algumas espécies por meio de brinquedos. Para compreenderem um pouquinho do relevo da era dinossauros, fizeram um experimento com a construção de um vulcão. O ambiente propício, em tempos de pandemia, foi o parque bosque. Por ser uma geração mediática, a participação ativa no processo (metodologia ativa) faz toda a diferença na aprendizagem. Antes de iniciar o experimento elas conheceram um pouco sobre os materiais que seriam utilizados e descobriram que a experiência só poderia acontecer se misturássemos alguns deles. Durante o processo foram surgindo alguns questionamentos como:
Após a experiência as crianças fizeram uma lista com o nome dos ingredientes e registraram suas vivências por meio do desenho. O experimento lhes permitiu explorar o ambiente pela ação e observação, experimentando e fazendo descobertas. Identificar e selecionar fontes de informações, para responder a questões sobre a natureza e seus fenômenos.
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| Autora: Marly Araújo – Supervisora Pedagógica. | ||||




