Post Details


Estudantes do 2º ano/EM apresentam suas empresas na disciplina eletiva de Empreendedorismo

04 jul Wesley Roque 0 Informações . Novidades

No primeiro semestre de 2023, um grupo de alunos do 2º ano do Ensino Médio optou por cursar a disciplina eletiva Empreendedorismo no Centro Universitário de Belo Horizonte — UNI-BH. O curso tem como objetivo desenvolver nos estudantes a capacidade de empreender iniciativas voltadas à realização do projeto de vida individual, bem como fortalecer o seu perfil e o seu comportamento empreendedor, adaptando-se a diferentes contextos, lidando com desafios e criando novas oportunidades e soluções para a sociedade.

O resultado foi surpreendente! Estudantes engajados e muito competentes na criação de suas empresas. Foram abordados temas como globalização e mudanças, impacto nas configurações do trabalho, perfil e comportamento do empreendedor, criatividade e inovação, tipos de empreendedorismo, identificação de oportunidades e análise de fatores críticos do processo. A Diretoria do Colégio Santa Dototéia acompanhou as apresentações.

A empresa Sabooil apresentou um sabonete feito com sobras de óleo de cozinha. Foi criado um produto único, que usa matérias-primas reutilizadas, contribuindo para a preservação ambiental.

 

 O segundo projeto expôs uma calha inteligente, cujo objetivo é coleta e a filtragem da água da chuva, para ser instalada em prédios de forma simples e eficiente. A calha terá uma estrutura modular e poderá ser personalizada de forma a se adaptar a diferentes dimensões e necessidades de cada edifício. A empresa criada pelos estudantes é a AQUA RAIN.

Em seguida, apresentou-se a empresa NAPA ODS 4 – educação de qualidade, uma associação que, de fato, se importa com a saúde mental dos alunos que estudam nas instituições de ensino. O diferencial identificado é o foco nos alunos afetados por pressões e frustrações. Isso destoa da maioria das associações pedagógicas, acostumadas apenas em verificar a existência de distúrbios e transtornos.

 

Por fim, anunciou-se a empresa Naiind, com a criação de um dispositivo projetado para facilitar o descarte adequado de resíduos recicláveis. Nesse equipamento, um sensor embutido detecta quando um objeto é colocado próximo à abertura, o qual é classificado e direcionado para compartimentos adequados aos diferentes tipos de recicláveis.

Por meio de estudos e de práticas aplicadas, lidando com desafios e criando soluções, cada estudante desenvolveu um perfil empreendedor, que possibilitou a descoberta de seu potencial e os caminhos mais promissores para sua realização em diferentes dimensões.

Autor: Núcleo de Supervisão Pedagógica (segmento 2)

Deixe um comentário