Roda de Conversa entre educadores, convidados e estudantes aborda temas sensíveis às mulheres
No dia 19 de março, o Santa Dorotéia deu início à “Roda de Conversa” entre educadores, convidados especiais e estudantes. O evento propõe uma série de encontros direcionados para troca de conhecimentos e vivências, como um complemento às Eletivas do Ensino Médio e às atividades dos grupos de voluntariado do Colégio.
O primeiro encontro, promovido em parceria com o Instituto ELA – Educadoras do Brasil, marcou o mês dedicado às mulheres. O tema “Vozes Femininas – O Poder de Florescer Juntas” trouxe reflexões importantes sobre empoderamento, sororidade, violência e saúde feminina. A Professora de Filosofia e Sociologia, Mariah Cassete, foi a mediadora do diálogo.
Palestrantes convidados compartilharam experiências e insights. Entre eles, Tatiana Costa, CEO do Instituto Madhu/SP, e Ana Matoso, do Instituto Brasileiro de Direito de Família, destacaram os diversos tipos de vulnerabilidade e como é possível identificar os primeiros sinais de violência, procurar auxílio e rede de apoio.

O papel dos homens e dos meninos na luta por uma sociedade mais justa e segura para todos foi abordado por Imaculada Braga e Marcos Antonio Campos, representantes do grupo “Mulheres Protegidas”, e por Paulo de Melo, apresentador do podcast “Fala Papai”, que enriqueceram a conversa com suas perspectivas únicas.

A Especialista Interdisciplinar em Adolescência e Professora de Biologia do Dorotéia, Gabriela Fortes, partilhou experiências pessoais para abordar os desafios e as cobranças que são impostas ao corpo feminino. Na plateia, estudantes do Ensino Fundamental e Médio participaram ativamente, demonstrando consciência e engajamento na transformação da sociedade.
O encerramento teve uma apresentação musical do Professor de FHC, Daniel Vicenzi, dedicada às mulheres. A próxima Roda de Conversa está prevista para a segunda quinzena de abril.