Post Details


Psicoterapeuta e escritor Leo Fraiman realiza palestra para Educadores do Colégio

15 abr Wesley Roque 0 Outros

Na última quarta-feira, dia 10 de abril, a Equipe Educacional e os Professores receberam Leo Fraiman para uma abordagem imprescindível sobre saúde emocional, acolhimento e felicidade.

O primeiro momento, no Centro de Estudos e Pesquisas, foi dedicado a uma roda de conversa com Supervisoras Pedagógicas e docentes do 3º, 4º, 5º Anos do Fundamental e do Ensino Médio, séries que trabalham com livros de Fraiman nos conteúdos da disciplina Projeto de Vida dos estudantes do Santa Dorotéia. Entre vários assuntos e feedbacks do material, o autor ressaltou a função de disciplinas como Artes, Educação Física, Filosofia, História e Sociologia na impulsão de oportunidades relacionadas à saúde emocional que oferecem aos estudantes.

 

Em seguida, já no Teatro, a palestra colocou em destaque o projeto de vida de cada educador: como o profissional da Educação deve se concentrar tanto na positividade, gratidão, doçura e humildade quanto na necessidade de cultivar gentileza e delicadeza para a construção de um legado. Ao demonstrar que a forma como o educador conduz seu projeto de vida pessoal torna-se referência para os estudantes, Fraiman provocou uma contraposição de valores, ao expressar que legado é aquilo que se deixa “nas pessoas”, ao contrário da herança, que é deixada “para as pessoas”.

A relevância da espiritualidade para a saúde emocional também foi abordada como um caminho de conexão, interação e compaixão. Por meio dela, as pessoas podem alcançar seu potencial transformador e se colocar em posição de acreditar em alguém. “A vida nos convoca! Não somos obrigados a terminar a obra, mas temos que contribuir”, pontuou Fraiman.

A Ciência da Felicidade, segundo Leo Fraiman, é baseada em quatro princípios: a espiritualidade (presença, propósito), os cuidados físicos (saúde, alimentação, sono, estilo de vida), o deep learning (aprendizado profundo para esperança de se encontrar caminhos) e a qualidade nas relações (ter a validação e o cuidado do outro). A partir disso, a busca pela felicidade envolve a compreensão de que existem situações de dor e sofrimento, junto à missão de seguir adiante, percebendo-se como ser de cura, luz e amor.

A Diretoria e a Comunidade Educacional agradecem a Leo Fraimam pela presença inspiradora e pela valiosa contribuição para os processos de desenvolvimento humano no ensino do Colégio Santa Dorotéia.

Deixe um comentário