Estudantes do 6º e 7º ano/EF participam de projeto da Unesco ligado à preservação dos oceanos
O Santa Dorotéia, como Colégio membro da Rede PEA da Unesco, recebeu o convite para participar do Movimento Pororoca: a Virada da Maré pelo Oceano.
Esse projeto tem como objetivo o engajamento comunitário para a proteção dos mares, unindo e compartilhando esforços para promover uma Cultura Oceânica e a sustentabilidade marinha. A iniciativa surgiu da Cátedra UNESCO e está em sintonia com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, destacando-se o ODS 14 – Vida na Água.
A Equipe Pedagógica do Santa Dorotéia pensou em formas de contribuir com as reflexões propostas pelo Movimento. Os professores de Língua Portuguesa, Ciências e Artes do 6º ao 9º Ano/EF encabeçaram a tarefa e definiram uma temática que permitisse ressignificar as questões relacionadas aos oceanos, principalmente, para evitar a extinção das espécies e a degradação da vida marinha. Como Minas não tem mar, a atividade foi fundamental para conhecer essa biodiversidade pouco explorada no estado. Assim, surgiu o projeto: “Apesar de Minas não ter mar, a preocupação também é nossa!”.
Após a inscrição e a apresentação do que seria desenvolvido, no início de setembro os estudantes do 6º Ano/EF dividiram-se em grupos, pesquisaram e aprofundaram os estudos sobre as espécies marinhas, elaboraram cartazes e compartilharam o que aprenderam para colaborar na conscientização dos cuidados com o planeta.


![]() |
![]() |
![]() |
![]() |

No 7º Ano, o trabalho começou com a disciplina de Língua Portuguesa, que propôs a escrita de poemas a partir do livro “A Teia das Águas”, de Roseana Murray e Bia Hetzel. Posteriormente, em Ciências, foi trabalhado esse ecossistema, na disseminação das ações ambientais relevantes e fundamentais à vida marinha. Por fim, em Artes, os estudantes expressaram o que foi mais significativo nesse processo, utilizando a plasticidade em técnicas diversificadas.
Veja algumas das ilustrações produzidas:


![]() |
![]() |


No dia 19 de setembro, foi enviado à Unesco o relatório final, com fotos e vídeos, produzido com os estudantes de cada série. As Instituições participantes do Movimento Pororoca receberão um certificado de participação que reconhece o trabalho desenvolvido pelos estudantes e o engajamento em prol da vida marinha.





