Post Details


O brincar na Educação Infantil: o que se esconde no brincar da criança?

18 nov Wesley Roque 0 Atividades . Informações

“Brincar é a forma de as crianças fazerem poesia e nos contarem quem são, o que sentem, o que vivem, seus medos, seus potenciais, suas preferências e suas limitações.” — Renata Meirelles.

A Educação Infantil do Santa Dorotéia tem sua prática fundamentada e orientada pelas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCN) e pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As diretrizes enfatizam que as brincadeiras e as interações são os pilares da Educação Infantil, enquanto a BNCC estabelece os seis direitos fundamentais da criança: conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se. Por meio do brincar, é possível que a criança acesse e exerça todos esses direitos de maneira articulada e integrada.

O brincar representa uma forma essencial de viver e ser criança, sendo a principal fonte de desenvolvimento infantil. É pelo brincar que a criança se relaciona com o mundo exterior, desenvolve suas habilidades cognitivas, relacionais e afetivas e tem a oportunidade de conhecer a si mesma e aos outros. Além disso, proporciona à criança a capacidade de tomar decisões, expressar sentimentos e valores, compartilhar experiências e explorar sua individualidade e identidade, utilizando seu corpo, seus sentidos e sua criatividade para solucionar problemas e produzir novas leituras de mundo.

A brincadeira envolve, ensina regras, desenvolve habilidades e apresenta o mundo em que a criança habita, trazendo descobertas, pesquisas e investigações. É nesse processo que o corpo infantil se torna protagonista, constrói o contato com os materiais, insere-se em situações que ensinam a persistir, levando a tentativas, erros e acertos, fortalecendo a atenção e a concentração.

Por meio da brincadeira, a criança mostra como é capaz de compreender e interagir com as pessoas, escolher o que quer fazer, expressando-se com olhares, gestos, palavras e variadas linguagens.

No Dorotéia, essas experiências ocorrem diariamente em um espaço acolhedor, cercado de relações significativas que levam em consideração os aspectos tempo, espaço, materiais, natureza e propostas educativas.

Texto da Professora Mariana Fonseca
Maternal 3/2024

Deixe um comentário