Post Details


Estudantes do 6º ano/EF ao 3º ano/EM realizam a 2ª Manhã Cultural

05 out Wesley Roque 0 Atividades

No dia 28 de setembro, a Manhã Cultural do Segmento 2 do Santa Dorotéia promoveu um circuito de atividades interdisciplinares que destacaram a importância da interatividade e da participação ativa dos familiares no processo de aprendizado.

A segunda edição do evento trouxe temas como emergência climática e problemas ambientais, astrofísica, jogos de raciocínio e lógica, sensorialidade e esportes de mesa e rede.

O Lançamento de Foguetes foi novamente um sucesso. Com excelente desempenho e entrosamento, estudantes e suas famílias lançaram seus foguetes estilizados e foram muito aplaudidos pela plateia! A condução dos professores de Física permitiu ampliar a compreensão dos princípios estudados nas aulas e estabelecer um ranking entre os participantes.

A oficina Guerra e Paz produziu uma experiência sensorial que simulou o ambiente de uma trincheira, por onde os espectadores eram conduzidos, no escuro, e, com uma pequena lanterna, focavam cartas reais trocadas entre soldados e suas famílias. Ao saírem do local, passavam por um corredor com cartazes que divulgavam a guerra e, em seguida, sua ressignificação para a paz. No fim, um pequeno filme trazia reflexões profundas sobre os valores da vida humana, e os participantes podiam deixar mensagens em post-its sobre a experiência vivida e suas impressões.

No Centro de Estudos e Pesquisas, as áreas de Linguagens e Humanidades apresentaram diversos trabalhos artísticos, incluindo pintura rupestre, cultura egípcia, dança, música e língua estrangeira. Além disso, a exibição de curtas-metragens e do livro de crônicas ganhou destaque.

 

 

A oficina de Astrofísica simulou a vivência em Marte, com a construção de um habitat para a vida humana e uma visão do ambiente marciano, a partir de óculos de realidade virtual com imagens reais da superfície do planeta. Enquanto isso, no Laboratório de Química, vários experimentos e práticas demonstravam como as ações humanas impactam o planeta Terra, ocasionando os fenômenos climáticos extremos. Alinhada a esse contexto, a área de Geografia promoveu discussões sobre o crescimento das cidades, tendo BH como referência, e as soluções necessárias para uma melhor qualidade de vida da população.

Nas práticas corporais de movimento, os esportes de rede e mesa proporcionaram grande interatividade entre os jovens. Jogos como tênis de mesa, futmesa e futevôlei deixaram o ginásio cheio, com a presença de muitos que queriam se divertir e aprender as modalidades. Ainda no tema saúde, a degustação dos sucos naturais especiais, produzidos pelo Chef Gustavo Luzia (Cantina Chicago), chamou atenção das famílias, que puderam aprender receitas para diversas finalidades.

A oficina de jogos matemáticos foi um dos pontos altos, com o tradicional campeonato de Cubo Mágico. O raciocínio lógico nos desafios mentais envolveu as famílias, que torciam pelos estudantes, na busca pelo alto desempenho em menor tempo.

 

No Coreto, as rodas de conversa promoveram um espaço de escuta e troca de experiências pessoais. O título “Desligue o celular e vamos conversar?” foi um convite à reflexão sobre a saúde emocional e o comportamento da sociedade diante das redes e da tecnologia.

Com intensas quatro horas e meia de duração, a 2ª Manhã Cultural proporcionou um ambiente seguro e inspirador para o protagonismo dos jovens, com a participação ativa de seus familiares no desenvolvimento das relações saudáveis, da confiança e das habilidades intelectuais para a compreensão do mundo e suas transformações.

Deixe um comentário