Jogo somando 10
Dia 4/6 a Turma 16T jogou “Somando 10” pela primeira vez! Foi um momento de diversão, onde as crianças realizaram as operações utilizando o corpo, com o objetivo de automatizar estratégias de cálculo mental.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
As crianças uniram suas cartas e viraram os números para baixo. Um de cada vez tirava uma carta e verificava os números que saíram. Se o resultado da soma entre as cartas for 10, estas duas cartas vão para o monte desta criança. Caso não dê exatamente 10, as cartas são viradas novamente para baixo.
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Os fatos fundamentais de adição e subtração dizem respeito às relações básicas estabelecidas entre números. Por exemplo, 3 + 6 = 9 é um fato fundamental de adição e 15 – 8 = 7 é um fato fundamental de subtração. O trabalho sistemático com fatos fundamentais nos primeiros anos do Ensino Fundamental leva as crianças a dominarem cálculos mais complexos recorrendo à memória em cálculos mais simples. Devido a isso, o trabalho com jogos de fatos fundamentais constitui-se como uma ferramenta necessária para o cálculo mental.
Professora Pollyanna Moraes











