Outubro Rosa: nutrição e atividade física são abordadas como principal forma de prevenção ao câncer de mama
No mês de conscientização sobre o câncer de mama, o Santa Dorotéia preparou a 2ª edição da Roda de Conversa, que tratou dos desafios desse assunto. Com destaque para a nutrição e a atividade física, o momento contou com a participação dos oncologistas Dra. Daniela Pereira e Dr. Pedro Ribeiro, da nutricionista oncológica Mariana Gavioli, além da vice-presidente do Instituto ELA – Educadoras do Brasil, Sandra Garcia. A mediação foi da jornalista Elisângela Colodeti, editora da Band Minas e mãe de estudante do Colégio.

A conversa colocou em evidência a necessidade da ampla discussão sobre o câncer e a função da educação para difundir informações, em todas as realidades. Duas convidadas contribuíram com relatos do enfrentamento à doença: Elisângela Donato, irmã de funcionária, e Priscila Mércia, Professora da Educação Infantil, contaram toda a trajetória, desde a descoberta até a aceitação, passando pelo período de tratamento e o entendimento da doença em suas vidas.
Por meio dessas experiências, os profissionais entrelaçaram suas áreas para destacarem a alimentação saudável, a prática de exercícios físicos regulares e o acompanhamento médico periódico como condutas diretamente ligadas à prevenção, ao diagnóstico precoce e ao aumento das chances de cura. Além disso, o cuidado integral, que também considera a rede de apoio afetivo e espiritual, permite mais autoconhecimento e estimula a quebra de preconceitos.
Estudantes do grupo de voluntariado “Elas por Elas” estiveram presentes, fizeram perguntas sobre os fatores de risco e relataram algumas experiências no acompanhamento a familiares que passaram pela doença.
Na reta final da conversa, os participantes deixaram uma mensagem de coragem e confiança nos avanços da medicina, que busca constante inovação para o melhor suporte em cada caso.
