Pensamento crítico em diálogo: Olimpíada Doroteana de Filosofia
|
Sapere aude! Ouse saber! Inspirados por essa pró-vocação, o Colégio Santa Doroteia propôs aos estudantes do 9º Ano do Ensino Fundamental ao 3º Ano do Ensino Médio a participação na Olimpíada Doroteana de Filosofia. Mais que uma competição, a Olimpíada é um tempo de construir, por meio do diálogo com os colegas e professores, uma vida calcada no amor à sabedoria.
Durante o mês de setembro, os estudantes reuniram-se para discutir sobre temas filosóficos a partir de textos de grandes nomes do pensamento ocidental, como Nietzsche, Kant, Byung-Chul Han, Hanna Arendt e outros. Para a estudante Maria Reinesh, do 2º Ano do Ensino Médio, as rodas de conversa das Olimpíadas de Filosofia tem sido “uma oportunidade para aflorar o interesse em diversas áreas dos saberes humanos. Em um contexto descontraído e atual, trocamos ideias impressionantes de e para jovens pensantes”. Para o professor Sandson Rotterdan, que este ano está à frente da Olimpiada, “é inspirador ver os estudantes, em um contra turno, dedicarem tempo a pensar criticamente a realidade e dialogar com a tradição filosófica de um jeito ativo de modo que cada estudante é protagonista do diálogo”.
Nas próximas semanas os estudantes ainda terão mais duas rodas de conversa nas áreas de Filosofia da Linguagem e Filosofia Política e a realização da prova, que é produzir um ensaio filosófico sobre um dos temas tratados nas rodas de conversa. Desse grupo sairá a representação do Colégio para partilhar da seletiva nacional para a Olimpíada Internacional de Filosofia.
|



