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Turmas do 7º Ano/EF participam de trabalho de campo que remonta à evolução dos ofícios no Brasil

09 set Núcleo de Comunicação 0 Atividades

O Santa Dorotéia tem como pilares a excelência pedagógica e a promoção de uma aprendizagem significativa, que vai além dos limites da sala de aula. Experiências práticas enriquecem o conhecimento e tornam o aprendizado mais concreto e envolvente. Nesse contexto, o trabalho de campo se destaca como uma estratégia fundamental, pois amplia o repertório estudantil e possibilita diversas formas de interação com os conteúdos curriculares.


Partindo dessa premissa, estudantes do 7º Ano/EF realizaram no dia 29 de agosto uma visita ao Museu de Artes e Ofícios, no Centro de Belo Horizonte. Essa atividade buscou promover uma memória viva do trabalho artesanal e manual, oferecendo um panorama completo da evolução dos saberes e das técnicas que moldaram a base da produção no Brasil.

A visita proporciona uma experiência em cultura, história, tecnologia social e patrimônio. Além disso, os objetivos pedagógicos específicos da atividade incluem:

• reconhecer os diferentes ofícios e saberes tradicionais presentes na formação social e econômica do Brasil, especialmente durante os períodos colonial e pré-industrial;
• relacionar os conteúdos históricos e geográficos estudados em sala com os objetos, as ferramentas e os ambientes expostos no museu;
• compreender como o trabalho manual e artesanal contribuiu para o desenvolvimento das comunidades locais e das primeiras cidades brasileiras;
• valorizar o patrimônio cultural material e imaterial relacionado ao mundo do trabalho e aos saberes populares;
• identificar as transformações tecnológicas e sociais decorrentes da transição dos ofícios tradicionais para o processo de industrialização;
• refletir sobre a importância dos museus como espaços de preservação da memória, da Educação e da Cidadania;
• desenvolver habilidades de observação, interpretação e registro, por meio de atividades práticas (anotações, esboços, registros fotográficos ou relatórios reflexivos).

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